Topo

#BoasNotícias8/4: Garis essenciais, compra de aparelhos e vacinas aprovadas

Coletores de lixo de Osasco (SP) - Divulgação/EcoOsasco
Coletores de lixo de Osasco (SP) Imagem: Divulgação/EcoOsasco

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

08/04/2020 19h38

Trabalhadores essenciais. O que é fundamental para a manutenção do funcionamento da sociedade? Resposta óbvia em qualquer momento, e ululante neste, os operários da saúde estão no topo da lembrança. Mas não são os únicos. A importância de quais trabalhadores se destacou para você durante a atual tragédia sanitária? A falta de qual serviço inviabilizaria seu cotidiano?

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Essenciais

Em Osasco (SP), os garis têm sido surpreendidos por demonstrações de carinho que chegam por meio de bilhetes aos caminhões de coleta. Por serem considerados essenciais, os serviços de coleta e limpeza continuam funcionando mesmo durante o período de distanciamento social.

"É muita gratificante para mim, como coletor, sentir o carinho e gratidão da população nesse momento tão difícil que estamos passando. Me sinto honrado por continuar fazendo o meu trabalho e cuidando da limpeza para que todos tenham a nossa cidade limpa e protegida desse vírus. Receber as palmas, cartas e palavras de incentivo tem sido o nosso combustível diário, sou muito feliz fazendo o que eu faço e tenho muito orgulho de fazer parte disso", disse Alexandre Rodrigo de Carvalho, gari coletor da EcoOsasco.

Respiradores

Um dos grandes funis complicadores da pandemia da Covid-19 em todo mundo é o acesso a respiradores. No Brasil, a produção atual está muito abaixo da demanda prevista. Em uma ação para minimizar essa diferença, o Ministério da Saúde assinou o 1º contrato para fabricar respirador em larga escala no país. Serão entregues 6.500 aparelhos até agosto, com expectativa de 2.000 unidades no primeiro mês.

Vacinas andando

Embora uma vacina contra o coronavírus esteja descartada como solução de curto ou médio prazo, para muitos ela é a única possibilidade de saída real do impacto causado pelo coronavírus - até lá, o mundo estaria fadado a momentos de maior ou menor isolamento social. Por isso, é sempre uma ótima notícia qualquer avanço nesse sentido. E o de hoje não é algo qualquer: segundo a revista "The Scientist", quatro vacinas - duas americanas, uma chinesa e uma britânica - já foram aprovadas para testes em seres humanos.

Dos grandes bolsos

O cofundador do Twitter Jack Dorsey anunciou que vai doar um bilhão de dólares (R$ 5,14 bi) - o equivalente a 28% da sua riqueza pessoal para a luta contra a pandemia da Covid-19.

Missão Covid

Um grupo de mais de 300 médicos voluntários se uniram para oferecer teleconsultas gratuitas a pacientes que têm sintomas e querem tirar dúvidas sobre o coronavírus. Os contatos entre médicos e pacientes são grátis, mediante cadastro no site Missão Covid.

Mais #BoasNotíciasEcoa: