Topo

#BoasNotícias27/3: Palavra do papa, crédito para pequeno, respirador barato

Projeto de ventilador mecânico barato e replicável está em fase de testes - CDC/Reuters
Projeto de ventilador mecânico barato e replicável está em fase de testes Imagem: CDC/Reuters

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

27/03/2020 19h38

"A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades. Mostra-nos como deixamos adormecido e abandonado aquilo que nutre, sustenta e dá força à nossa vida e à nossa comunidade. A tempestade põe a descoberto todos os propósitos de 'empacotar' e esquecer o que alimentou a alma dos nossos povos; todas as tentativas de anestesiar com hábitos aparentemente 'salvadores', incapazes de fazer apelo às nossas raízes e evocar a memória dos nossos idosos, privando-nos assim da imunidade necessária para enfrentar as adversidades.

Com a tempestade, caiu a maquiagem dos estereótipos com que mascaramos o nosso 'eu' sempre preocupado com a própria imagem; e ficou a descoberto, uma vez mais, aquela (abençoada) pertença comum a que não nos podemos subtrair: a pertença como irmãos." Diz assim parte da fala feita hoje pelo Papa Francisco em um ritual inédito e impactante. Sozinho, diante da praça de São Pedro vazia, o religioso ofereceu bênção e indulgência plenária para quem é de fé; e palavras, para todos.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Crédito para pequenas e médias empresas

Depois da aprovação, ontem (26), pela Câmara dos Deputados da Renda Básica de Emergência, o Executivo apresentou sua primeira ação prática de proteção de renda na pandemia da Covid-19. O novo programa, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, prevê um crédito emergencial para financiar as folhas de pagamento de pequenas e médias empresas durante 2 meses. O limite de pagamento para cada funcionário será de 2 salários mínimos (R$ 2.090). O dinheiro será pago diretamente na conta do trabalhador.

Megaestudo global tem equipe brasileira

A Fiocruz vai coordenar o braço brasileiro do Solidarity, megaestudo global da OMS que investiga a eficácia de quatro tratamentos para a Covid-19. No Brasil, a coleta de dados será implementada em 18 hospitais de doze estados. Os tratamentos investigados pela OMS no momento são a cloroquina, o Remdesivir e a combinação liponavir e ritonavir, isolado ou combinado ao Interferon Beta 1a.

Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus - Carl de Souza/AFP - Carl de Souza/AFP
Analista do laboratório da Fiocruz estuda amostra de teste de covid-19, o novo coronavírus
Imagem: Carl de Souza/AFP

Ventilador pulmonar barato em teste

Pesquisadores da UFRJ estão prontos para o início dos testes em pacientes de um protótipo de ventilador pulmonar mecânico que desenvolveram e pode ser produzido de forma simples, rápida e barata. Se o teste em paciente real - que acontecerá na próxima semana no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ) - for bem-sucedido, o projeto estará liberado para ser produzido e usado em caráter emergencial. A falta de ventiladores é um dos principais fatores de aumento da mortalidade por Covid-19. Nas próximas semanas, estima-se que o Brasil precise de um aumento de 20 mil ventiladores; as empresas do país conseguem produzir, no máximo, 2 mil por mês. E a custos elevados.

Acolhida a população LGBTQI+

A Casa Nem, que hoje abriga 60 pessoas LGBTQI+ em situação de vulnerabilidade, prepara-se para ampliar sua capacidade para 220 vagas durante a pandemia de coronavírus. Entre famílias sem-teto e pessoas trans profissionais do sexo, as rendas individuais dessas pessoas estão suspensas por conta do isolamento social. Para ampliar o atendimento e custear necessidades básicas dos abrigados - como alimentação, higiene e limpeza - a Casa Nem pede doações. A conta em nome do Grupo Transrevolução é Banco do Brasil, agência 3114-3, conta corrente 18.970 - 7, CNPJ 27.720.290/0001-02.

Bibliotecas online

O pessoal do Periferia em Movimento, produtora de jornalismo que gera e distribui informação dos extremos ao centro de São Paulo, fez um levantamento de dez bibliotecas online para usar na quarentena. Aproveite para conhecer o trabalho de conteúdo deles.

Mais #BoasNotíciasEcoa: