Topo

#BoasNotícias25/3: Curados pelo Brasil, 405 mil voluntários e mais

405 mil voluntários se prontificaram a ajudar na crise do coronavírus no Reino Unido, rendendo homenagem da rainha Elizabeth - Getty Images
405 mil voluntários se prontificaram a ajudar na crise do coronavírus no Reino Unido, rendendo homenagem da rainha Elizabeth Imagem: Getty Images

De Ecoa, em São Paulo

25/03/2020 19h10

O que nos é apresentado como encruzilhada nem sempre é bem assim. Geralmente, olhando bem, há mais caminhos. Os funcionários da cantora Ludmilla, por exemplo, não têm que escolher entre saúde e trabalho, porque ela vai adiantar dez cachês a todos os seus músicos enquanto a agenda de shows não é retomada.

A tendência entre líderes das potências mundiais tem sido investir o máximo possível em pacotes de auxílio e incentivo para permitir que a população fique em casa e minimize ou evite o colapso de seu sistema de saúde - e a morte de milhares de cidadãos. Na Alemanha, por exemplo, o pacote de apoio já chega a 37% do PIB. No Brasil, ainda não há um pacote, mas as ações anunciadas chegam a 4% do PIB.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Todos os contaminados da Paraíba estão curados; há bons resultados em outros Estados

Todos os três contaminados oficiais da Paraíba já são considerados curados, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. Pernambuco também anunciou hoje que subiu para cinco o número de pessoas que superaram a doença no Estado; no Espírito Santo, 12 já passam bem. A primeira paciente diagnosticada no DF também está curada. O prefeito de Porto Alegre anunciou hoje oito pacientes curados na cidade.

Italiana vira símbolo de esperança

A italiana Alma Clara Corsini, de 95 anos, passou 15 dias internada por conta do coronavírus. Agora, curada e de volta à vida normal, ela tornou-se o rosto de um momento de esperança para a Itália. Havia leito para a recuperação de Alma Clara.

Fundo para sem-teto arrecada mais de R$ 200 mil

Em menos de uma semana, a arrecadação da campanha de fundo de emergência para os sem-teto já cumpriu duas etapas e lança hoje sua terceira fase de doações. Nesse curto período de tempo, a organização MTST Brasil conseguiu arrecadar mais de R$ 200 mil, que foram transformados em doações distribuídas em diversas periferias do Brasil. Até agora, 3.480 pessoas já receberam mais de 9,5t de alimentos, 110 litros de álcool-gel e kits de higiene, fraldas, medicamentos e produtos de limpeza. A ideia agora é expandir o alcance da ação.

405 mil voluntários em 24 horas

A rainha Elizabeth, de 93 anos, homenageou hoje o povo britânico depois que 405 mil cidadãos se apresentaram como voluntários em apenas 24 horas. Com a nação em confinamento e em luta contra a Covid-19 como o resto do mundo, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson pediu voluntários para apoiarem o funcionamento do sistema público de saúde britânico. A ideia é que os voluntários sejam responsáveis por tarefas de apoio e não estejam em contato direto com infectados - tarefas como entrega de medicamentos, comida e transporte de equipamento. Entre os que se apresentaram, milhares são profissionais da saúde aposentados que poderão também contribuir em situações mais graves. O filho mais velho da rainha, Charles, 71, foi diagnosticado com coronavírus.

40 unidades do Sesc à disposição de São Paulo

O Sesc São Paulo colocou à disposição do poder público a estrutura física de suas unidades em todo o Estado de São Paulo para as necessidades decorrentes da pandemia de coronavírus. Os locais poderão ser usados, por exemplo, para ampliar os pontos da campanha de vacinação contra influenza ou servir de hospital de campanha, de acordo com as necessidades locais. São 40 unidades do Sesc em 22 cidades.

Mais #BoasNotíciasEcoa: