Topo

#BoasNotícias06/04: Times unidos, ajuda do Papa, isolamento reduz impacto

Ação da Mancha Verde - Divulgação
Ação da Mancha Verde Imagem: Divulgação

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

06/04/2020 19h05

Em tempos de crise, achar o lado bom pode ser uma questão de perspectiva. Hoje, o Estado de São Paulo anunciou uma previsão de cerca de 1250 mortes por coronavírus até o próximo dia 13. Sem dúvida, não servirá de alento para os diretamente atingidos, mas saber que a previsão de mortes sem as ações de isolamento social adotadas era de quase 5 mil torna o novo número uma notícia positiva, mesmo que ainda assustador. É hora de aceitar que redução de danos é o que mundo tem para o momento.

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Expectativa de impacto diminui

Ainda sobre a melhoria nas previsões de São Paulo, o Estado com maior número de casos da Covid-19, as expectativas de impacto da doença também caíram em todos os outros quesitos. Nos próximos seis meses, o sistema hospitalar paulista espera 670 mil hospitalizações causadas pelo coronavírus, quase metade do 1.3 milhão previsto sem a adoção das medidas. Desses, quase 170 mil são casos de UTI que deixarão de existir.

Adversários unidos

Dois dos adversários mais clássicos do futebol brasileiro, Grêmio e Internacional, se uniram em uma campanha para arrecadar fundos para estruturar 80 novos leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia para tratamento de pacientes da Covid-19. Chamada de "O GreNal mais importante da história", a campanha estimula os torcedores e toda a população do Rio Grande do Sul a doarem à instituição de saúde. As doações para a campanha poderão ser feitas para uma conta específica da campanha: Banco Banrisul - Agência 0062 / Conta 06040000-98, em nome de Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - CNPJ 92.815.000/0001-68.

Mais times solidários

Em São Paulo, foram as torcidas organizadas dos quatro principais clubes - Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo - que se uniram para arrecadar doações para as populações carentes. Os grupos têm arrecadado e distribuído alimentos, produtos de higiene e limpeza, álcool gel e até doações de sangue, já que os bancos de sangue têm sofrido com a ausência de doadores durante o período de isolamento social.

Ajuda do Papa

O Papa Francisco instituiu hoje um fundo de emergência para as áreas missionárias afetadas pela pandemia de covid-19 e fez uma primeira doação de 750 mil dólares, divulgou o Vaticano. No Brasil, a Diocese de Patos, na Paraíba, doou R$ 55 mil de um fundo mantido pelos padres para situações de emergência - como o auxília a padres que estão sem paróquias ou em tratamento de saúde - para a aquisição de um respirador para o Hospital Regional de Patos. A cidade já tem 28 casos e uma morte por causa do coronavírus. Além disso, os padres da diocese abriram mão de seus rendimentos - três salários mínimos - por dois meses para pagar funcionários e manter os itens essenciais de cada igreja.

Mais #BoasNotíciasEcoa: