Topo

#BoasNotícias7/4: Pesquisa acelerada para nova N95 e doações para a ciência

As máscaras de proteção N95, potentes contra o coronavírus, sumiram do mercado - George Frey
As máscaras de proteção N95, potentes contra o coronavírus, sumiram do mercado Imagem: George Frey

Carina Martins

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

07/04/2020 18h24

Começou hoje (7), ainda que aos tropeções, a concretização da Renda Básica Emergencial, até agora a melhor notícia do setor público brasileiro no enfrentamento ao coronavírus. É pouco. Não cabe à população, com seus recursos de pessoa física, tomar decisões de vida e morte diante de uma ameaça global, cabe ao poder público estender o cobertor de maneira inédita, como estão fazendo as grandes nações do mundo.

O Japão, que tinha conseguido até agora manter um ritmo de contaminação considerado razoável pelo país sem medidas mais restritivas, hoje já anunciou seu estado de emergência, acompanhado por um pacote financeiro equivalente a 20% de seu enorme PIB. As medidas restritivas, consideradas inevitáveis por especialistas de todo o mundo, precisam ser acompanhadas de suporte do governo. Ou o esforço de cada um vira ficha para quem quer fazer uma aposta macabra no "eu te disse".

Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Pandemia

Um casal de pandas, cujo acasalamento há dez anos vinha sendo esperado, aproveitou a privacidade de um zoológico vazio devido à quarentena para um momento íntimo. Agora, os funcionários do Ocean Park, em Hong Kong, aguardam ansiosos para saber se Ying Ying e Le Le serão finalmente pais.

Fundo mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef anunciaram um acordo de trabalho parceiro em resposta à Covid-19, por meio da criação do Fundo de Resposta Solidária Covid-19, alimentado pela Fundação das Nações Unidas e pela Fundação Suíça de Filantropia. O Fundo de Resposta Solidária Covid-19 foi criado para facilitar uma resposta global sem precedentes, apoiando o Plano Estratégico de Preparação e Resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como parte do acordo, uma parte inicial do dinheiro do Fundo - que atualmente é de mais de US$ 127 milhões - será destinado ao Unicef para seu trabalho com crianças e comunidades vulneráveis em todo o mundo.

Uneafro

Começou a segunda etapa da campanha da Uneafro, ao lado de mais sete movimentos, para atender às famílias mais atingidas pelas repercussões do coronavírus. Além da doação de cestas básicas e kits de higiene e limpeza para 1.200 famílias periféricas, a campanha também dá suporte financeiro a coordenadores, professores e estudantes dos cursinhos comunitários que estão sem fonte de renda. Para colaborar, clique aqui.

Novas máscaras

Pesquisadores da USP testam em ritmo acelerado materiais que poderão ser usados na produção de máscaras para prevenir a transmissão do vírus da Covid-19. Como as matérias-primas tradicionais da máscara N95 desapareceram do mercado, esses estudos buscas novas soluções adequadas para a proteção de profissionais de saúde e da população em geral.

Com base nos resultados, o projeto respire!, coordenado pelo Centro de Inovação da USP, vai produzir 1 milhão de máscaras para 8 mil profissionais em hospitais, por meio de grupos e cooperativas de costureiras, mobilizadas pela empresa Tecido Social. As recomendações estarão disponíveis para indústrias, ONGs e pessoas interessadas em produzir máscaras caseiras com bom nível de proteção.

Doações para a ciência

Para contribuir com essas e outras ações de inovação de desenvolvimento, a USP está lançando um programa de doações destinado ao financiamento de pesquisas e ações da Universidade no enfrentamento da pandemia da Covid-19. O projeto, batizado de USP Vida, está voltado a pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em doar recursos diretamente para as pesquisas desenvolvidas pela instituição (desenvolvimento de vacina e novos fármacos, ações diagnósticas, material de proteção para pacientes e profissionais de saúde e desenvolvimento de equipamentos) ou direcionar sua doação para um fundo único, para que os recursos sejam aplicados na pesquisa mais avançada no momento. Todos os dados estão aqui.

Mais #BoasNotíciasEcoa: