Topo

Boas notícias no combate ao coronavírus: Caso grave curado e rede da USP

De Ecoa, em São Paulo

23/03/2020 11h24

Em meio a uma enxurrada de informações sobre o coronavírus, há avanços no combate à doença, bem como ações de solidariedade que nos dão esperança. Diariamente, Ecoa selecionará boas notícias para nos ajudar a enfrentar a nova rotina e nos manter orientados sobre a Covid-19.

Em SP, paciente grave irá voltar para a casa

Bancária se recupera da Covid-19 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A bancária alagoana Ana Patricia Bezerra Moura, 43, durante as férias na Itália
Imagem: Arquivo Pessoal

Um dos primeiros casos confirmados de coronavírus no estado, a bancária alagoana Ana Patrícia Bezerra Moura, de 43 anos, está curada. Ela passou 4 dias na UTI e foi uma das primeiras pessoas no país a ter um quadro grave da doença. No fim da semana passada ela deixou o hospital. "Você saber que está curada e tem a possibilidade de voltar para casa é uma alegria muito grande. Além do mais, estou há 30 dias sem ver meus filhos", disse ao UOL.

China não registra mais contágios locais

Apesar de infecções procedentes do exterior, ou seja, de quem está entrando no país, a China deixou de registrar contágios locais nas últimas 24 horas. Dois meses depois de a China adotar medidas rigorosas para manter em quarentena quase 56 milhões de pessoas em Wuhan e na província de Hubei, as infecções registraram uma queda drástica.

Atleta volta a treinar após confinamento

Gui Lin sai às ruas na China após quarentena - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A atleta brasileira Gui Lin
Imagem: Arquivo pessoal

Encarar o confinamento pode ser ainda mais duro se você tem um nível alto de atividade, como uma atleta olímpica. A jogadora de tênis de mesa brasileira Gui Lin passou 30 dias sem sair de sua casa em Nanning, na China, e agora volta, aos poucos, a ter uma vida normal. A mensagem que ela passa para a gente enfrentar esse período é a seguinte:

No começo também fiquei desesperada. Comecei a fazer planos de estudar, fazer exercícios. Quase montei uma academia em casa. Temos que organizar bem os horários e ocupar a cabeça com as coisas positivas.

Artistas terão ações de apoio em São Paulo

Um festival com transmissão online chamado Janelas de São Paulo será uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo para o período em que muitos artistas e demais profissionais da cultura ficarão sem trabalhar. Outras medidas, como o adiamento de shows e espetáculos, garantindo que sejam realizados em outras datas e sem o cancelamento de cachês, estão sendo tomadas.

USP unifica laboratórios para diagnosticar vírus

A importância da ciência é essencial no combate à Covid-19. Na última quinta-feira (19), foi criada uma rede colaborativa da Universidade de São Paulo, incluindo laboratórios de 17 unidades da universidade, todos voltados para fornecer diagnóstico rápido e seguro. "Estamos trabalhando para ajudar nossos hospitais", diz Luís Carlos de Souza Ferreira, vice-coordenador da rede. Para o coordenador Roger Chammas, "é tocante ver como os pesquisadores da USP são solidários nesse momento".

São Paulo terá leitos no Pacaembu e Anhembi

O estádio do Pacaembu e o Anhembi serão adaptados para receber pacientes de baixa complexidade como medida de prevenção ao coronavírus. A ideia é que os hospitais fiquem apenas com os casos graves, evitando a superlotação. Ao todo, serão criados 2.000 leitos em equipamentos públicos, anunciou na última sexta-feira (20) o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos.