Topo

Rodrigo Hübner Mendes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Papa Francisco endossa declaração sobre inclusão: 'a Igreja vos apoia'

Papa Francisco - REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Rodrigo Hübner Mendes

Colunista do UOL

14/10/2022 06h00

"Percebemos que estamos no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários, todos chamados a remar juntos, cada um precisando confortar o outro", pronunciou o Papa Francisco em março de 2020, diante da praça da Basílica de São Pedro, inusitadamente deserta em virtude da quarentena global que se iniciava.

Naquele momento, o Vaticano buscava transmitir sua percepção de que determinados problemas, até então não visíveis a todos, pediam mais do que um espírito de resiliência, norteado pelo anseio de voltarmos a ser como éramos.

Era necessário coragem para nos adaptar, aceitar mudanças e aproveitar novas oportunidades. Isso exigia uma abordagem multidimensional que englobasse educação, trabalho, saúde, lazer, esporte, etc.

Uma das iniciativas decorrentes dessa visão foi a realização de uma conferência internacional batizada de "Esporte para todos: coeso, acessível e customizado para cada pessoa".

Tive a honra de integrar o grupo de lideranças e especialistas de várias partes do mundo que se encontrou na última semana de setembro, em um auditório vizinho à imponente Basílica.

O principal desfecho do evento foi o lançamento de uma declaração pactuada por representantes de mais de 40 países. O documento representa um chamado para a mudança em reconhecimento ao enorme potencial que o esporte oferece para a construção de um futuro mais solidário e fraterno.

Ao mesmo tempo, reconhece as lacunas existentes no universo da prática esportiva hoje — ainda muito pautado por padrões e dinâmicas excludentes.

Na última sessão da conferência, fomos presenteados com a chegada do Papa Francisco que, mesmo diante de suas atuais limitações motoras, fez questão de abençoar a declaração e cumprimentar individualmente cada um dos participantes.

Entre os compromissos assumidos pelas organizações presentes, merecem destaque: evitar uma visão comercial estreita do esporte, promover o desporto customizado de forma a permitir a participação de pessoas que vivem em condições vulneráveis e focar na integração social através do esporte.

A declaração "Esporte para todos" estabelece um novo patamar de promessas oficializadas por lideranças das principais organizações esportivas do mundo. Mais do que isso, aponta caminhos para que políticas públicas, eventos globais e acordos intersetoriais possam convergir para a essência civilizatória subjacente à declaração.

"Encorajo-vos a esforçar-vos por fazer do esporte uma casa para todos, algo aberto e acolhedor. Nesta casa, nunca perca o espírito de família, pois assim podemos encontrar irmãos, irmãs e amigos no mundo do desporto. Estou perto de você nesta missão; a Igreja vos apoia neste compromisso educativo e social", evocou o Papa antes de se despedir.