Topo

Rodrigo Hübner Mendes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Criado por Unicef, podcast 'Deixa que eu conto' ajuda no ensino de crianças

iStock
Imagem: iStock

25/03/2022 06h00

Criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o podcast "Deixa que eu conto" nasceu com o objetivo de favorecer a aprendizagem das crianças de 0 a 8 anos por meio de histórias relacionadas aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de ter sido concebido para o período de ensino remoto imposto pela pandemia, o projeto segue fazendo muito sucesso no dia a dia das famílias brasileiras.

O programa está disponível na internet e oferece um Guia de Possibilidades Pedagógicas, com informações, brincadeiras e interações possíveis de serem feitas com as crianças de maneira presencial, remota ou híbrida. Além das famílias poderem usá-lo em casa, as secretarias de educação podem indicar o uso desse conteúdo em suas redes de ensino.

A programação possui vários blocos, com focos variados, contemplando a cultura amazônica — histórias indígenas, ribeirinhas, quilombolas e os saberes da região —, a cultura negra no Brasil — com ênfase no combate ao racismo — e temas relacionados às pessoas com deficiência e sua inclusão na sociedade.

Destaco três aspectos muito positivos dessa iniciativa. O primeiro é o poder simbólico de trazer histórias e porta-vozes que representam diversos grupos e setores da sociedade — os apresentadores Hilary Souza, Yan Ferri e Luis Louria explicitam a diversidade humana, tendo em vista que fazem parte do segmento das pessoas com deficiência e transtornos do espectro do autismo.

Depois, o potencial de fortalecimento do vínculo entre as crianças e suas famílias, por meio de momentos que propiciam aprendizagem para todos. Por fim, a oportunidade de um diálogo potente que serve como uma introdução à reflexão crítica para estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses aspectos deixam marcas para a vida toda.