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Montadoras: veja quem se deu bem no Brasil e as grandes perdedoras de 2024

A Fiat foi novamente a marca que mais vendeu carros no Brasil. Em 2024, além da liderança, conseguiu superar as 500 mil unidades emplacadas, e conquistou um crescimento expressivo (quase 10%) para uma montadora que parte de uma base tão alta. A italiana, portanto, está no grupo das grandes vencedoras do mercado nacional no ano passado.

Ainda assim, quando consideramos o índice de crescimento, a Fiat não está nem no "top 10". Cálculos feitos a partir de números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que três empresas chinesas foram as que mais avançaram no ano passado.

A BYD foi a que mais ganhou mercado. Mas, por razões que explicaremos adiante, tão ou mais impressionante foram os desempenhos da segunda colocada, GWM, e da terceira, Caoa Chery (que, das três, é a única que tem fábrica já em operação no Brasil).

RAM e Ford foram, respectivamente, quarta e quinta colocadas no ranking do índice de crescimento, com a Mercedes-Benz na sexta posição e a Honda na sétima. A Nissan foi oitava, a Porsche nona e a Mitsubishi décima.

Na lista de 22 marcas que tiveram números possíveis de analisar a partir dos dados da Fenabrave, apenas quatro venderam menos que em 2023. São elas: Chevrolet, Jeep, Peugeot e Audi. Abaixo, confira as análises.

As cinco mais

É mais fácil crescer quando a base anterior é pequena. Ainda mais quando estamos falando de marcas que estão em fase de implementação e expansão no Brasil. Em 2024, a BYD vendeu 76.811 automóveis e comerciais leves e saltou da 15ª para a 10ª posição no ranking de emplacamentos.

O crescimento da chinesa foi de 328,22%. Para isso, além de constantes ações de marketing e expansão da rede, promoveu inúmeros lançamentos importantes, como Song Pro, Dolphin Mini, King e Yuan Pro. Por isso, a alta de 154,5% da GWM é igualmente surpreendente.

Diferentemente da compatriota BYD, a GWM não teve lançamento de nenhum carro inédito em 2024. Suas 29.219 unidades vendidas são fruto de expansão de rede e do primeiro ano completo do Haval H6 e do Ora 03 no mercado.

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E o que dizer então da Caoa Chery? Já consolidada, a marca somou 60.929 unidades emplacadas e cresceu 93,55%. Produtos inéditos? Não teve. A base do avanço foi a chegada de versões mais competitivas de Tiggo 5X e, principalmente, Tiggo 7.

A RAM cresceu 73,78% principalmente por causa do primeiro ano completo de vendas da picape nacional Rampage. A marca registrou 29.475 exemplares emplacados. A razão do forte avanço da Ford (68,23%) foi semelhante: a nova geração da Ranger.

No topo do ranking

Com exceção da décima colocada no ranking de vendas de 2024 (confira abaixo), a BYD, as outras nove montadoras do "top 10" já são consolidadas no Brasil. No grupo das três maiores, a Fiat cresceu 9,62%, com 521.282 unidades emplacadas. O mérito da italiana foi conseguir conquistar mais espaço para seus produtos já consagrados.

Isso porque o principal lançamento da Fiat em 2024 foi a Titano, que teve pouca representatividade no volume de vendas. O mesmo fenômeno ocorreu com a vice-líder Volkswagen, que somou 400.414 emplacamentos e obteve avanço de 16%.

Da terceira colocada Chevrolet, falaremos mais adiante, junto com as outras que tiveram vendas inferiores às de 2023. A Hyundai, quarta, lançou o novo Creta, mas apenas no fim do ano. Ou seja: não a tempo de que este causasse um grande impacto em seu resultado.

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Ainda assim, com fortes promoções e muitos descontos nas concessionárias, cresceu 10,62% (206.029 emplacamentos). A Toyota, quinta, viu o Corolla Cross ganhar mercado após alguns ajustes feitos na linha em abril. Avançou 5,98% ante 2023.

A Renault surpreendeu. A marca tirou alguns carros de linha, mas a verdade é que eles já não estavam trazendo vendas relevantes à marca - o Captur foi um deles. Assim, mesmo com problemas de produção, conseguiu embalo para o inédito Kardian nos últimos meses do ano. Cresceu 10,31%.

As maiores surpresas, no entanto, foram Honda e Nissan. Sem lançamentos relevantes, conseguiram avançar bastante. Cresceram respectivamente 26,9% e 20,5%, bem acima dos 14,02% do mercado geral.

Aliás, no grupo das nove maiores, apenas essas japonesas e a Volkswagen superaram o crescimento das vendas totais de automóveis e comerciais leves.

Não foram bem

A Chevrolet vendeu 314.856 modelos em 2024, 3,99% a menos que em 2023. O Onix Plus, um de seus produtos mais importantes, perdeu bastante espaço. Além disso, a S10, mesmo após passar por mudanças, foi a picape que mais sofreu com o avanço da nova geração da Ranger.

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A Jeep registrou queda de 4,46%. O Renegade ganhou participação. Já o Compass, apesar de continuar sendo o líder dos SUVs médios, perdeu bastante. A razão não foi apenas o avanço do Corolla Cross, mas também de modelos como Tiggo 7 e Song Pro.

A maior queda foi a da Peugeot, que vendeu 19,56% a menos que em 2023. A marca lançou a nova geração do 2008, que recebeu excelentes críticas e gerou interesse do consumidor. Por outro lado, o 208 teve queda nos emplacamentos.

A Audi teve queda de 9,35%. O principal lançamento foi o elétrico Q6. Para este ano, é esperada a chegada de renovados modelos de maior volume, como as novas gerações do A4 (que passa a se chamar A5) e do Q5.

Marcas que mais venderam em 2024

1ª Fiat - 521.282 unidades
2ª Volkswagen - 400.414
3ª Chevrolet - 314.956
4ª Hyundai - 206.029
5ª Toyota - 203.793
6ª Renault - 139.288
7ª Jeep - 121.294
8ª Honda - 91.450
9ª Nissan - 87.434
10ª BYD - 76.811

Fonte: Fenabrave

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Marcas que mais cresceram em 2024

1 - BYD - 328,22%
2 - GWM - 154,5%
3 - Caoa Chery - 93,55%
4 - RAM - 73,78%
5 - Ford - 68,23%
6 - Mercedes-Benz - 46,8%
7 - Honda - 26,9%
8 - Nissan - 20,5%
9 - Porsche - 19,77%
10 - Mitsubishi - 18,75%

Índice calculados a partir de números divulgados pela Fenabrave

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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