Audi RS3 Sedan é lançado no Brasil; veja preços, versões e o que muda

Ler resumo da notícia
A Audi lança no Brasil a terceira geração do RS3, por enquanto apenas na versão sedã. O modelo vem sem mudanças em números do motor mas, graças a atualizações no software do componente, ficou mais rápido do que antes. São duas versões de acabamento.
O RS3 Sedan tem preço sugerido de R$ 659.990. Já o RS3 Sedan Track sai por R$ 714.990. Entre as diferenças, o mais caro traz freios de carbono cerâmica com pinça vermelha (azul na básica), bancos do tipo concha (no outro, são apenas esportivos) e detalhes de fibra de carbono.
O visual tem diferenças em relação ao A3 Sedan, que também acaba de ser renovado (passando por um facelift de meio de ciclo). A grade, preta, ficou ainda maior. O para-choque é mais encorpado, com grandes entradas laterais.
Os faróis full-LEDs matriciais têm quatro tipos de assinatura. As rodas são de 19 polegadas nas duas versões, mas com desenhos diferentes. Na Track, os pneus são 265/30 na frente e 245/35 atrás.

A versão Track traz spoiler de fibra de carbono. Outro destaque da traseira fica por conta das saídas de escape duplas. O porta-malas é menor que o do A3 Sedan. Por causa do diferencial traseiro, tem 321 litros.
Por dentro, além de bancos exclusivos e layouts mais esportivos para o painel de instrumentos digital, há um novo volante, diferente do usado no A3 Sedan. De formas menos arredondadas, traz teclas sensíveis ao toque. A exceção são os dois botões vermelhos que ficam nas laterais opostas, para acionar sistemas de condução configurados pelo motorista.

Motor e desempenho
O cinco-cilindros tem 2,5 litros e é turbo. Gera 400 cv de potência e 51 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de sete marchas e duas embreagens e o sistema de tração, 4x4 por demanda.
O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, ante os 4,1 s da versão anterior. A velocidade máxima é de 280 km/h. A suspensão tem preparação da divisão Audi Sport, com amortecedores que podem ser ajustados em rigidez para dar mais conforto ou esportividade. O modelo foi rebaixado em 10 mm.
Além disso, há distribuição do torque entre as rodas traseiras conforme necessidade (uma delas pode receber até 100%). Outro destaque é que o motorista pode jogar mais força para o eixo traseiro, permitindo sair de lado na pista, por exemplo, e até fazer drift.
Outras novidades
A Audi anunciou o lançamento de 13 modelos no Brasil em 2025. Além dos sedãs A3 e RS3, está confirmada a nova geração do A6 - por enquanto, na versão Sportback e-tron. Na Europa, foi apresentada recentemente a configuração perua (Avant), a combustão.
É mais provável, porém, que o novo A6 Avant fique para 2026. Para 2025, as principais possibilidades são as versões hatch de A3 e RS3 e as novas gerações do SUV Q5 e sedã A5 (novo nome do A4).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.