Comprou carro usado? Veja o que você deve mexer logo na primeira revisão
Com os preços dos carros nas alturas, a alternativa de muitos brasileiros é recorrer ao mercado de usados. Uma das vantagens é conseguir modelos mais equipados, que podem custar até menos que o mais barato dos zero km.
Porém, carros usados exigem mais atenção com a manutenção. Seja devido aos quilômetros rodados ou pelo tempo de uso, geralmente já passaram pelo período em que as manutenções são mais simples. Sendo assim, é prudente fazer uma boa revisão logo após a compra para garantir que um carro usado tenha a mesma confiabilidade de um novo.
Nesta coluna listo os principais itens que devem ser checados na primeira revisão.
Arrefecimento
Um dos sistemas mais importantes para o funcionamento do motor é também um dos mais negligenciados. São muitos os carros usados que rodam apenas com água sem nenhum aditivo recomendado pelo fabricante. Na melhor das hipóteses, o aditivo até está lá, mas em uma proporção baixa.
Diante desse cenário, é recomendável trocar todo o líquido de arrefecimento na primeira revisão. É uma manutenção barata, que não faz sentido deixar de fazer. Com esse sistema revisado, a confiabilidade térmica do motor é garantida.
Lubrificação
O segundo ponto de atenção é com a lubrificação do motor. Foi-se o tempo em que os motores eram mais simples e suportavam qualquer tipo de óleo. Hoje exigem manutenções específicas, e nem sempre isso foi respeitado pelo dono anterior do carro.
Na hora de escolher o óleo, é comum se deparar com várias marcas que atendem a viscosidade recomendada e acabar optando pela mais barata. Porém, não basta que a viscosidade seja correta, é preciso que o óleo atenda as normas exigidas pelo fabricante.
Na dúvida de qual óleo foi utilizado, separe parte do orçamento da compra do carro para fazer uma nova troca com o óleo que você tem certeza que é o correto. Também é uma manutenção relativamente barata e não compensa economizar nessas horas.
Filtros
Mais uma manutenção barata, mas que nem sempre é feita, é a substituição dos filtros. Os mais comuns são os filtros de ar, do óleo do motor, do combustível e da cabine. Na maioria dos carros, você contabiliza a soma desses quatro e se dá conta de que não vale a pena economizar.
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Quero receberPorém, o dono anterior do seu carro, momentos antes de vender, pode ter optado por economizar nessa troca, ou até mesmo ter feito com peças de qualidade duvidosa. Na dúvida, providencie a troca de todos esses filtros.
Fluido de freio
É fácil avaliar visualmente a vida útil de um disco de freio ou de uma pastilha. Inclusive, é o tipo de coisa que pode entrar na negociação do preço do carro, caso seja identificado troca dessas peças no curto prazo. Mas é claro que o sistema de freio não se resume a isso. Uma manutenção bem simples e barata é a troca do fluido, que poucos fazem.
Vale alertar que o fluido de freio perde sua eficiência depois de uns dois anos. Mesmo contaminado, o carro pode continuar freando normalmente e o motorista acredita que está tudo em ordem. Porém, basta uma frenagem mais brusca, em que as peças atingem temperaturas mais altas, para o fluido contaminado ferver e não cumprir com sua função.
Na dúvida de quando o fluido do carro que você comprou foi substituído, coloque no carrinho de compras um frasquinho.
Combustível
Sempre que visito as oficinas dos meus parceiros, gosto de me inteirar sobre os defeitos dos carros que estão sendo reparados naquele momento - e reparo que são vários os casos de problemas devido ao uso de combustível adulterado.
Considerando a complexidade dos motores atuais, principalmente os que trabalham com injeção direta, é fundamental escolher bons postos de combustível e fugir daqueles que praticam preços muito baixos, que sugerem baixa qualidade ou adulteração do mesmo.
Como não é possível constatar o combustível utilizado pelo dono anterior, é recomendado que o primeiro tanque seja completado com o melhor combustível possível, aquele que está um nível acima do aditivado. Ele não faz nenhum milagre, mas será capaz de limpar depósitos e carbonização deixados por combustíveis ruins utilizados no passado.
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