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ReportagemCarros

Adeus, Citroën C4 Cactus: SUV deixa de ser vendido no Brasil após 6 anos

Com 78.089 unidades vendidas de agosto de 2018 a novembro de 2024, o Citroën C4 Cactus deixa de ser comercializado no Brasil. O modelo já não está mais disponível no configurador comercial da marca.

A Stellantis confirma o fim da comercialização do modelo Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e C3 Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores.

O C4 Cactus pode não ter sido um estrondoso sucesso de vendas da marca no Brasil, mas segurou as pontas por dois anos nos showrooms da Citroën, afinal era o único carro de passeio da marca entre 2021 e 2022. Sua importância é vista nos números de emplacamentos: quase metade deles no mercado brasileiro foi registrada neste período, no total foram 38.002 unidades comercializadas.

Ele só passou a ter companhia em meados de 2022 com a chegada do C3. Depois em 2023, a marca iniciou as vendas do C3 Aircross, e por fim, neste ano começou a vender o Basalt. E foi justamente os dois SUVs que contribuíram para que seu ciclo chegasse ao fim no mercado brasileiro.

O Citroën C4 Cactus só teve unidades produzidas em 2024 nas versões Live 1.6 AT e Shine 1.6 THP AT. As versões Feel Pack 1.6 AT e Noir 1.6 THP AT eram modelos 2023/2024.

Citroën C4 Cactus 2024
Citroën C4 Cactus 2024 Imagem: Divulgação

Neste ano, os valores do SUV começavam em R$ 125.990, para opção Live e chegava aos R$ 141.990 para a Shine THP.

O C4 Cactus chegou ao mercado em 2018, sendo comercializado com os motores 1.6 Flex e 1.6 THP Flex, ambos ligados ao câmbio automático de seis marchas.

Em 2023, a Citroën fez discreta atualização no SUV, que recebeu nova central multimídia de 10", a mesma da linha C3. Mas a mudança visual surtiu pouco efeito, e o C4 Cactus não repetiu em 2023 e 2024 os bons números de vendas de 2021 e 2022.

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Agora, cabe aos irmãos C3, C3 Aircross e Basalt serem os representantes da marca no Brasil.

O Basalt, por exemplo, está com alta demanda, por isso, a fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) seguirá produzindo normalmente em dezembro, sem parar a fábrica nas festividades de fim de ano.

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3 comentários

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Carlos Augusto

Um carro espartano e honesto (na versao aspirada), mas que chegou muito, muito tarde no Brasil. Vamos lembrar a história da onda das mini camionetes/SUV no Brasil: Ecosport (sucesso absoluto), Hyundai Tucson (vendeu muito), Honda HRV (vendeu bem), e por ultimo Jeep Renegade (vendeu feito agua). Este é um resumo dos ultimos 20 anos no Brasil.  O cliente de carro francês visitou por 15 anos as concessionárias Citroen e só encontrava minivan exótica: Xsara Picasso, C4 Picasso, Grand C4 Picasso, C3 Aircross (botinha ortopedica). O mundo inteiro migrando pra Suv, e o que a citroen fazia? Trazia minivan, trazia a linha DS e depois o C4 Lounge... "ahh mas a C4 Picasso com motor thp era uma nave e piriri pororó.." sim, obvio que era e ainda é. Mas estão encalhadas na revenda da esquina por que ninguem mais quer. Então dona citroen, se abrace no seu Basalto e no seu Aircross e em breve sera ultrapassada em vendas pela Jaguar e pela Lexus

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Performance Representacoes

A melhor SUV médio do Brasil na versão THP. Eu mesmo tive 3 desses. Simplesmente o melhor, mas na versão 1.6 aspirado era normal como todas as demais carroças do mercado. 

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Paulo Eduardo Santana

Assim como todo e qualquer veículo que a Citroen põe pra vender no Brasil... um fiasco

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