Topo

CarnaUOL

Blocos de rua: SP quer som desligado às 19h e dispersão de público até 20h

Desfile do Bloco Vou de Táxi no Carnaval de SP - Reprodução/Facebook
Desfile do Bloco Vou de Táxi no Carnaval de SP Imagem: Reprodução/Facebook

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

13/11/2019 14h44

Resumo da notícia

  • Prefeitura de São Paulo publicou regras para os blocos de rua no Diário Oficial
  • Blocos terão que desligar som e dispersar totalmente o público até às 20h
  • Equipes de segurança e bombeiros também são exigidos pela prefeitira
  • Temporada de Carnaval vai de 11 de janeiro a 1º de março

Os blocos de rua do Carnaval de São Paulo terão de dispersar completamente o público até às 20h dos dias dos desfiles. A exigência foi publicada ontem no Diário Oficial, ao lado de um conjunto de regras para a folia.

A prefeitura recomenda o desligamento do som até 19h, para haver tempo adequado para dispersão. Segundo o Diário Oficial, "o encerramento do som e a dispersão total do público deverão ocorrer até às 20h". Em contato por telefone com o UOL, no entanto, a Secretaria de Cultura pediu para reforçar a orientação de que o som deve ser desligado às 19h.

"Exceções serão consideradas para blocos tradicionais ou previstas no Plano de Operação e Segurança de cada bloco, mediante autorizações especiais emitidas expressamente por escrito", acrescenta o texto.

Os blocos ainda terão de cumprir várias exigências de segurança, a depender do tamanho do público. São elas:

  • Blocos de até 5 mil pessoas: cordeiros a cada 2m
  • Blocos de 5 mil a 15 mil pessoas - cordeiros a cada 2m, 1 bombeiro civil, 2 seguranças, equipe de produção com no mínimo 3 membros
  • Blocos de 15 mil a 40 mil pessoas - cordeiros a cada 2m, 2 bombeiros civis, 4 seguranças, equipe de produção com no mínimo 5 membros.
  • Blocos com mais de 40.000 pessoas - devem apresentar Plano de Operação e Segurança para o desfile, considerando segurança, resgate, isolamento, orientação de público e equipe de produção.

É vedada aos blocos a cobrança de ingresso. Aprovações de datas, trajetos e horários estão sujeitas à aprovação da prefeitura.

De acordo com a prefeitura, fica estabelecido que a temporada de Carnaval 2020 em São Paulo se estenderá de 11 de janeiro a 1º de março, sendo 22, 23, 24 e 25 de fevereiro os dias oficiais da festa.

CarnaUOL