Topo

São Paulo

Independente e Peruche são rebaixadas para o Grupo de Acesso em São Paulo

Destaque do carro da Independente Tricolor em homenagem a Zé do Caixão - Simon Plestenjak/UOL
Destaque do carro da Independente Tricolor em homenagem a Zé do Caixão Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Do UOL, em São Paulo

13/02/2018 17h51

As escolas de samba Independente Tricolor e Unidos do Peruche foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo. A apuração das notas aconteceu nesta terça-feira (13) no Sambódromo do Anhembi. 

Resultado do Carnaval de SP em 2018 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL
A Independente ficou com 267,7 pontos e terminou em último lugar. Já a Unidos do Peruche ficou em penúltimo com 268,4 pontos.

A Acadêmicos do Tatuapé foi a campeã do Carnaval de São Paulo, garantindo o bicampeonato em 2018 com um enredo que celebrava o Maranhão.

A Acadêmicos do Tucuruvi, que teve um galpão com fantasias incendiado em janeiro, não pôde ser rebaixada por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Problema em carro e tensão na Avenida

A Independente Tricolor abriu a primeira noite de desfiles do Carnaval paulistano em sua estreia no Grupo Especial, mas enfrentou problemas logo na primeira seção do desfile.

Os eixos esquerdo e direito quebraram e os condutores que ficam escondidos sob a estrutura da alegoria tiveram que empurrá-la literalmente no braço, com o auxílio de uma pequena empilhadeira.

Segundo informações da Liga SP, a escola foi punida pelo uso do equipamento em 1,2 ponto, pois o regulamento prevê desconto pelo uso de equipamento estranho ao desfile. A quebra do carro provocou momentos de tensão entre os integrantes da escola.

Momentos antes da apuração, o diretor da Independente, Adamastor, disse que, apesar do imprevisto, se mantinha esperançoso: "O que nos mantém esperançosos é saber que alguns concorrentes cometeram erros graves. 1,2 é muito, mas o Carnaval é uma caixinha de surpresas. Viemos muito bem nos outros quesitos e já vimos escolas que foram descontados mais que isso e ficaram no páreo".

O enredo "Em cartaz: luz, câmera e terror... Uma produção independente!" encenou um grande apocalipse zumbi na avenida, com direito a mortos-vivos tomando o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e homenagem ao Zé do Caixão. À frente da bateria, a musa Sheila Mello reinou como uma demônia sensual.


Homenagem a Martinho da Vila

A homenagem aos 80 anos do sambista Martinho da Vila levada ao Anhembi pela Unidos do Peruche na primeira noite de desfiles paulistas teve convidados de peso do mundo da música. A escola levou para a avenida o enredo "Peruche celebra Martinho - 80 anos do Dikamba da Vila".

Além do homenageado, que veio como destaque do último carro ("Martinho: O Dikamba de 80 Carnavais"), a escola levou para a avenida Mart'nália, filha do cantor, e a sambista Leci Brandão.

A família de Martinho também marcou presença em peso: além de Mart'nália, desfilaram outros quatro filhos, três netos e a mulher do músico, Clediomar. Como destaque do último carro, Martinho manteve a animação durante todo o desfile, apesar da idade, e foi saudado pela arquibancada.

"Não dá para descrever, é muita emoção", disso o sambista ao UOL, passando rapidamente pela dispersão. Sobre o pique apesar da idade, ele comentou, com o costumeiro bom humor: "Vim na boa, tranquilo, sem problema".