Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Batimentos cardíacos dos cachorros aumentam quando ouvem "eu te amo"

Cachorros reagem a "eu te amo" de donos - Reprodução/gettyimages
Cachorros reagem a "eu te amo" de donos Imagem: Reprodução/gettyimages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/10/2020 10h57

Um pequeno estudo conduzido pela empresa inglesa Canine Cottages deu evidências de que os cãezinhos de fato entendem algumas coisas ditas pelos donos e reagem a elas - o que reforça a ideia do desafio que viralizou na semana passada, em que os tutores faziam um pequeno monólogo citando palavras amadas pelos bichinhos como "petisco" ou "passeio" e eles reagiam com as expressões mais fofas!

No caso da pesquisa inglesa, a palavra que gerou comoção entre os cachorros voluntários foi um "eu te amo" vindo do dono. Explicamos como eles chegaram nesse resultado. No início do experimento, o batimento cardíaco dos cães era monitorado com eles em repouso e a média era de 67 batimentos por minuto (bpm). No entanto, quando ouviam um "eu te amo" de seus respectivos donos, esse número saltava para 98 bpm!

O resultado contrário, de queda na frequência cardíaca, também foi observado entre os voluntários: quando os cãezinhos eram abraçados pelos donos, relaxavam e os batimentos caiam para 57 bpm.

Com a ajuda de especialistas em comportamento animal, a Canine Cottages também investigou a via contrária: qual é a maneira dos cachorros demonstrarem amor por seus tutores? Entre os comportamentos apontados pela Canine estão as lambidas, as saudações como dar a patinha, os pedidos de colo e de carinho na barriga, o ato de compartilhar brinquedos e até, pasmem, a destruição de pertences da casa!