Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Veja dicas de como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo  - Reprodução/GettyImages
Veja dicas de como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo Imagem: Reprodução/GettyImages

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2020 20h59

Ensinar um cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo não é uma tarefa impossível, mas exige certa paciência. E muita persistência. Para começo de conversa, é preciso estar ciente que não existe apenas um caminho para isso, são centenas de dicas para ajudar os pais de pets a chegarem à tão sonhada casa limpinha. Por outro lado, o que não fazer nesse processo é bastante consenso entre adestradores e veterinários.

Portanto, antes de pensar em educar seu cachorro para fazer as necessidades no local que você deseja, saiba que métodos como aproximar o cachorro do xixi e das fezes e dar broncas quando ele "erra" o lugar não funcionam. Podem, ao contrário, gerar ainda mais problemas. Muitos cães criam o hábito de comer as fezes para escondê-las do dono, porque entendem as broncas como um represália simplesmente por terem se aliviado.

Por isso, o recomendado é que todo o processo de educação do cãozinho seja baseado no chamado adestramento positivo, que incentiva o animal a partir dos acertos dele ao invés de repreendê-lo pelos erros. Sendo assim, reunimos algumas das principais dicas para ensinar, de uma vez por todas, seu cachorro a fazer as necessidades no lugar certo.

Escolha um lugar na casa para ser o cantinho do xixi

A primeira coisa nesse processo é escolher um lugar na casa onde você gostaria que seu cachorro fizesse as necessidades dele. Forre esse cantinho com tapetes higiênicos (encontrado em lojas especializadas para pets) ou jornais. Esse será o lugar que você levará seu cão até que ele se habitue a ir se aliviar lá sozinho.

Crie uma "rotina do xixi"

Não é possível prever todas as vezes que seu animalzinho está com vontade de fazer xixi ou cocô, e por isso no início é fundamental que você o leve muitas vezes até o cantinho do xixi - e torça para coincidir com os momentos em que ele está apertado. É possível, no entanto, estimar os momentos em que ele pode estar precisando ir ao banheiro. Eles costumam ser:

  • Assim que o cãozinho acorda e antes de dormir (isso vale também para os cochilhos durante o dia);
  • De dez minutos a meia hora depois das refeições;
  • Antes e depois dos momentos da brincadeira;
  • Quando filhote é aconselhável levá-lo pelo menos uma vez durante a noite para fazer as necessidades;
Além desses momentos, também é aconselhável ficar atento aos sinais que os bichinhos dão quando estão apertados, como andar em círculo. Se notar algum, corra para o cantinho das necessidades.

Higienize muito bem os lugares errados em que ele fez as necessidades

O cachorro fez xixi no tapete ou no meio da sala. E agora? A dica é não se desesperar e limpar esses locais muito bem, preferencialmente com produtos próprios do mercado pet, específicos para eliminar o cheiro da urina. O importante é que o animal não reconheça aquele local como "território marcado" e apropriado para se aliviar das próximas vezes.

Faça os outros locais da casa ficarem "desconfortáveis" para essa finalidade

Outra dica valiosa é fazer com que os pets não sintam vontade de fazer xixi e cocô em lugares que não sejam seu cantinho. Se o seu cachorro sempre faz xixi no tapete, por exemplo, considere colocar os potes de água e ração dele nessa região, assim como a caminha. Cães são bastante higiênicos nesse quesito e não gostam de fazer as necessidades no mesmo lugar onde comem e dormem.
Uma outra estratégia que pode funcionar é estender um plástico transparente nesses lugares. Assim, ao urinar o xixi pode molhar as patinhas do cachorro e gerar uma sensação incômoda, e ele não voltará mais a se aliviar nesse lugar.

Elogie e recompense o cachorro quando ele acertar!

O treinamento positivo consiste exatamente na técnica de recompensar o cãozinho quando ele acertar alguma tarefa. Portanto, se ele fez xixi no local certo, recompense-o sempre! Pode ser com um carinho, elogios e até petiscos.

Não trate o cantinho das necessidades como um castigo

Fique com o cachorro durante todo o tempo necessário nas vezes em que levá-lo ao cantinho escolhido para as necessidades. Trancá-lo sozinho nesse espaço pode fazer com que ele associe o momento a um castigo ou punição, e então não gostará mais de ir até lá.

Considere investir em produtos especializados

Existem produtos específicos no mercado pet que podem te ajudar nessa missão de educar o seu cachorro. O tapete higiênico e o desinfetante para eliminar odores, que já mencionamos, são alguns deles. Os sprays educadores, aplicados sobre a região onde você quer que o cachorro urine como os tapetes e os jornais também podem ajudar!