Influencer tem mandíbula quadrada por causa de chiclete; o que é a condição
Ler resumo da notícia
A influenciadora Carol Ribeiro utilizou as redes sociais para mostrar uma situação peculiar: o rosto dela aumentou de tamanho após ela começar a utilizar chicletes de nicotina.
Carol foi diagnosticada com hipertrofia no masseter, uma condição em que um músculo do rosto — o masseter — aumenta de tamanho devido a um hábito contínuo.
O que é hipertrofia no masseter?
É uma condição em que um músculo do rosto aumenta. O masseter é um músculo localizado no ângulo da mandíbula. Assim como outros músculos, ele aumenta quando existe um esforço repetitivo em que ele é trabalhado. Assim como na academia para a definição dos músculos as pessoas puxam peso, no caso do masseter ele aumenta de tamanho quando uma pessoa mastiga com força ou muita frequência. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante o sono, ao contrair a mandíbula, ou pelo consumo de chicletes, como o caso de Ribeiro.
Ela pode ser definitiva ou temporária. Se for causado por um hábito que não muda, o músculo pode permanecer grande. Mas se a causa for detectada e revertida, a pessoa tem a chance de diminuir o tamanho do músculo. Essa situação pode ser tanto funcional, quanto estética.
Tem pessoas que tem esse músculo maior e por ele ser forte a mordida fica muito tensa e pode quebrar dentes, por exemplo. No entanto, há pessoas que não se incomodam [e não sentem dores] com a hipertrofia e inclusive preferem que o músculo deixe o rosto mais quadrado.
Dra. Alessandra Romiti, médica dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Existem vários tratamentos para diminuir essa contração. Além da mudança do hábito que causa a hipertrofia, há também a possibilidade de fazer um tratamento com placas de mordida que podem atenuar a tração do músculo e também a aplicação da toxina botulínica, conhecida popularmente como botox. Aplicada dentro do músculo, ela tira a força de contração, explica Romiti.
No caso de Ribeiro, ela optou pela aplicação do botox — que se mostrou efetivo. "De início, pensei que ele [rosto] fosse derreter, mas deu tudo certo. Confirmamos que eu também estava com bruxismo. Alguns dentes, inclusive, estão rachados. A mastigação do chiclete potencializou tudo o que estava acontecendo.", disse ela.
10 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Edmilson Marcos de Lima
1 minuto de fama uol já garantiu
Denilson Fernandes da Silva
Mascou chicrete ou nó da cana ???
Glaucio Teixeira Carvalho
Ansiedade. Um dos grandes males da humanidade. As pessoas não agem na origem dos problemas. Valem-se de vícios para combater a verdadeira causa: a ansiedade. Provavelmente, ela adotará outros hábitos em substituição, sempre em busca de um estado mais calmo. Sugiro a todos que enfrentam isso um acompanhamento terapêutico.