Pesquisa brasileira indica os equipamentos mais sujos da academia; confira
A grande quantidade de usuários de academia frequentando o mesmo local e compartilhando a mesma estrutura levanta questões sobre a higienização desses estabelecimentos. Um estudo publicado no periódico Journal of Human Environment and Health Promotion e realizado por pesquisadores da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) analisou os equipamentos de duas academias e mostrou quais eram os mais sujos.
O que aconteceu
Duas academias foram analisadas. Os pesquisadores analisaram os equipamentos de duas academias de Juiz de Fora, uma pública e outra privada. Os estabelecimentos passaram por um estudo detalhado a partir da inspeção de equipamentos de alta rotatividade de uso e toque. O estudo contou com 120 avaliações, sendo 48 inspeções visuais, 48 testes de proteína e 28 testes pelo método de fluorescência.
Equipamentos mais sujos. A barra de agachamento, o halter de 8 kg, o hack e o leg press são os equipamentos que mais apresentaram sujeira. O estudo também identificou sujeiras visíveis em 95,8% da academia pública e 33,3% da academia privada.
As inspeções visuais já detectavam a sujeira dos aparelhos das academias avaliadas. Com a fluorescência, o leg press, halter de 8 kg e voador tiveram resultados positivos para a sujeira.
Pouco álcool 70% e sem toalhas de higienização. A equipe fez a planta das academias, assim puderam ter a visualização de onde ficava o dispenser de álcool em gel e a distância dele para o aparelho. A pesquisa concluiu que as academias tinham apenas um dispenser com álcool 70% e não havia toalhas para higienização.
Conclusão: limpeza inadequada. O estudo conclui que a limpeza e a desinfecção nas academias é inadequada. Por conta do volume de pessoas que frequentam, a periodicidade da higienização é importante para evitar contaminação entre os usuários.
Insumos para higiene são necessários. Uma das formas de prevenir contágio é o fornecimento de insumos para higienizar as mãos, água, sabão e papel toalha. Além disso, é indicado que cada usuário leve sua própria toalha para colocar sobre a superfície onde vai encostar.
2 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Roberto Luiz Ferro Bogus
Interessante,todos cobrando o podeer público e ninguerm falando dos usuários. Apenas êles não percebem a sujeira? Não acredito que entre os frequentadores não exista ninguem com capacidade profisssional pra perceber esta condições.
Jair Alberto de Araújo
Aí vai a pergunta: Onde está a saúde pública que não está vendo isso e que está permitindo que tudo isso aconteça? Por que não estão sendo multadas essas academias porcas e sujas? onde está o poder público para fechar esse tipo de Academia? Esse é o nosso Brasil, onde os Prefeitos que estão no poder só sabem pedir voto e os vereadores só nomearem ruas e mais nada.