Topo

Mercúrio retrógrado e redes sociais fora do ar: o que diz a astrologia

Mercúrio retrógrado e a queda das redes sociais - Reprodução
Mercúrio retrógrado e a queda das redes sociais Imagem: Reprodução

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

05/10/2021 13h53

Mercúrio retrógrado é o temido trânsito astrológico que faz até os incrédulos se questionarem sobre a influência dos astros. Ontem, com a queda mundial de Facebook, Whatsapp e Instagram, além de uma notável instabilidade nos servidores de internet, ele foi o grande alvo das acusações. Mas como será que a retrogradação deste planeta, que rege os meios de comunicação, pode ter afetado o dia em que ficamos sem as redes sociais?

Nossa astróloga Barbara Abramo já havia avisado que, a partir do dia 27 de setembro e até o dia 18 de outubro, Mercúrio estará retrógrado. Ou seja, em uma aparente movimentação contrária no céu, o que faz com que, para a astrologia, todos os assuntos regidos pelo astro também caminhem para trás ou sofram atrasos e revisões. Neste caso, o planeta cuida de toda a parte de comunicação, incluindo aqui mídias como TV e internet, além de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores.

"Parece lenda, mas nesses momentos as pessoas entendem a necessidade de ter atenção com detalhes mecânicos e técnicos quando Mercúrio retrograda. Talvez esse evento chame a atenção dos céticos para o poder que o céu tem de espelhar nossos processos. Isso é o que a astrologia acredita, estuda e prevê", diz Barbara.

Refletindo o céu

Ela conta que, durante a queda das redes sociais, Mercúrio estava retrógrado em Libra, formando um aspecto forte com Júpiter em Aquário. Ambos os astros, nesse caso, são ligados à comunicação e estavam em signos que também cuidam do assunto. Mercúrio é a comunicação imediata, as linguagens e os aparelhos eletrônicos. Júpiter, por sua vez, é ligado à comunicação de longa distância e ao comércio exterior.

"Foi incrível perceber como o céu espelhou uma necessidade de revisão de todos os nossos processos de comunicação", declara Barbara. A astróloga conta que, curiosamente, Mercúrio também está em conjunção a duas estrelas poderosas: Arcturus, que denota a capacidade de desenvolver novas habilidades, e a estrela Spica, que tem a ver com talentos a serem compartilhados por todos.

"Então, de modo geral, me parece que esse problema veio trazer alguns ganhos: desenvolver habilidades maiores e de, algum modo, proteger a humanidade de algo que não seria tão legal assim. Sabe quando perdemos um compromisso ou até uma viagem e depois percebemos que foi melhor? Então...", diz.

Para Barbara, a falta das redes sociais foi como uma verdadeira aula de astrologia. Isso porque até mesmo as consequências geradas pela instabilidade das redes correspondem aos aspectos astrais da data. As ações do Facebook despencaram 5%, algo que reflete a relação de Júpiter (o dinheiro), em Aquário (a tecnologia), com Mercúrio (a comunicação) em Libra (os negócios). Como a retrogradação se trata de atrasos e revisões, nada mais nítido para ilustrar seu simbolismo.

Cenário para os próximos dias

Até o dia 18 de outubro teremos Mercúrio retrógrado em Libra, sendo que, nos dias 12 e 14, Lua e Urano estarão envolvidos com o planeta, indicando possíveis problemas com eletricidade ou aparelhos eletrônicos. Já no dia 17, Mercúrio forma aspecto com Vênus em Sagitário. Segundo Barbara, podemos esperar algum evento ligado a mulheres conhecidas e famosas. "Por estar em Sagitário, signo de comunicação de longa distância, podemos ter alguma oscilação, mas não como a dessa segunda."

Ainda sobre a queda das redes sociais, Barbara também destaca que Júpiter estava em conjunção com duas estrelas: Sadalsuud e Deneb Adige. "A primeira reforça a importância da intuição e de seguir o fluxo da vida. A segunda fala da importância de fazer o justo e o correto para o bem da coletividade. Achei muito curioso isso tudo. Foi como um recado do céu para o dono dessas empresas: seja justo e aja na direção do bem da coletividade", reflete.

No fim de outubro, Mercúrio em movimento direto repete o aspecto com Júpiter e provavelmente teremos uma explicação ou solução desse problema que houve no dia 4. Todas as previsões de Barbara Abramo para outubro você lê aqui, no céu do mês.