PUBLICIDADE

Topo

Mercúrio retrógrado está em Libra e põe à prova os relacionamentos

Mercúrio retrógrado: veja previsões - Andrew Russi/Unsplash
Mercúrio retrógrado: veja previsões Imagem: Andrew Russi/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

27/09/2021 04h00

É chegada a hora de Mercúrio retrogradar mais uma vez, desta vez em Libra. Do dia 27 de setembro ao dia 18 de outubro, a retrogradação pede para reavaliarmos a comunicação, como de costume, mas também joga atenção aos relacionamentos, setor libriano dentro do zodíaco.

A astróloga Sara Koimbra explica que Libra é um signo voltado às relações, à diplomacia e ao equilíbrio. É aquele que busca a harmonia dentro das parcerias através da comunicação, já que é regido por Vênus e carrega o elemento ar. Por isso, essa retrogradação pode colocar à prova os relacionamentos.

"Toda retrogradação é um período de reavaliação. Enquanto Mercúrio rege nossa mente racional e a comunicação, Libra vai trazer a reavaliação desses aspectos em relação à nossa diplomacia dentro das relações. Como buscar o equilíbrio entre comunicação, mente e sentimento? Esse questionamento marcará o período de retrogradação", revela a astróloga.

Libra não rege apenas as relações amorosas, por isso o trato com o público, a busca por justiça e a relação conosco também estarão na mira de Mercúrio retrógrado. Sendo assim, será necessário enxergar todos os contextos relacionais da vida para ver se há harmonia, ou, caso contrário, buscar tornar as situações mais justas e leves.

"É algo essencial, mas que pode ser um pouco mais difícil agora. Afinal, quando Mercúrio fica retrógrado, a comunicação se torna mais truncada. Isso acontece porque o universo manda problemas de comunicação para que a gente possa reavaliar o que não anda tão legal. Na verdade, somos impelidos a isso", conta Sara.

A astróloga destaca que, em primeiro lugar, todo tipo de comunicação deverá ser reavaliado neste momento. Pequenas viagens e deslocamentos também, já que são aspectos correspondentes a Mercúrio, o mensageiro do zodíaco. Sara não recomenda assinar contratos e fechar negócios durante a retrogradação do astro, já que problemas burocráticos podem ocorrer.

"Além disso, eletrônicos que estão envolvidos com a troca de comunicação, como celular e computador, podem trazer problemas e pedir revisões. No mais, pela abrangência do signo em que ele vai estar retrógrado, nossa forma de falar dentro dos relacionamentos deve ser diplomática, equilibrada, harmônica e justa", indica.

Abaixo, veja a previsão de Mercúrio retrógrado em Libra para todos os signos.

Áries

Como Mercúrio vai retrogradar na casa 7, complementar à casa de Áries (1), o trânsito vai influenciar diretamente os relacionamentos, colocando-os à prova. Por isso, toda comunicação referente a qualquer tipo de parceria vai ser colocada, provavelmente, em segundo plano. Além disso, os arianos devem se preparar para enxergar coisas ocultas dentro dos relacionamentos. O segredo é seguir com diplomacia para equilibrar as relações.

Touro

Conclusões em relação à vida pessoal podem acabar sendo um pouco mais lentas e, com isso, encontros e acordos importantes podem sofrer com algum tipo de atraso. Com Mercúrio retrógrado, Touro pode se tornar um pouco mais inflexível do que o comum, principalmente em relação a questões materiais. Será importante abraçar a espontaneidade para colher resultados mais favoráveis. Viagens podem sofrer desmarcações ou atrasos.

Gêmeos

Por ser um signo da comunicação, regido por Mercúrio, essa retrogradação traz ansiedade e confusão mental para Gêmeos. A memória pode ficar atrapalhada e esquecimentos podem ser recorrentes. No entanto, a temática amorosa deve ser pontuada. Geminianos devem tentar conversar e se reconectar com o outro, coisa que não acontece geralmente. O equilíbrio nos relacionamentos virá através da escuta.

Câncer

A vida pessoal pode ficar um pouco confusa durante a retrogradação de Mercúrio, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos românticos. Alguns desentendimentos podem ocorrer devido a fatos do passado que não foram tratados adequadamente. Tudo aquilo que não foi resolvido no campo emocional pode vir à tona para que haja uma conclusão.

Leão

A comunicação pode ficar um pouco bagunçada e, com isso, o leonino pode extrapolar no ego. Se houver descuido com as palavras, pode haver prejuízos substanciais em relacionamentos de forma geral. Pequenas viagens podem trazer pequenos acidentes. Por isso, é bom checar as coisas básicas e importantes antes de viajar, como carro, passagens e documentos. De maneira geral, o conselho é escolher as palavras com clareza e evitar o drama excessivo na hora de se comunicar.

Virgem

A retrogradação de Mercúrio destaca a reavaliação do tempo e da dinâmica do dia a dia. Então, os virginianos podem ficar mais dispersos, refletindo sobre assuntos que não são da rotina. Por outro lado, também podem ter desequilíbrios de saúde relacionados às questões respiratórias, como cordas vocais ou tireoide. Será importante, além de cuidar da saúde, prestar um pouco mais de atenção nas questões afetivas.

Libra

Mercúrio está retrógrado justamente em Libra, por isso é importante que as pessoas desse signo encontrem uma forma adequada de expressar as preocupações amorosas ou ligadas a parcerias. Librianos devem defender o que precisam e o que desejam, mas reavaliando carências que podem desencadear certos comportamentos. Antigos problemas jurídicos podem ter resoluções, enquanto novos devem ser evitados a todo custo.

Escorpião

Mercúrio retrógrado pode ser extremamente exaustivo para Escorpião. Problemas em relacionamentos íntimos podem ocorrer e, por isso, é bom exercer uma certa solidão, necessária para se recompor e recarregar a energia. Por ser um signo intenso na comunicação, é importante se afastar de conversas importantes por ora. Afinal, a chance de o resultado ser desastroso é grande. Intuição e introspecção em primeiro lugar.

Sagitário

É um signo que pode ter problemas com viagens, principalmente envolvendo namoros à distância. A defesa dos próprios ideais entra em destaque para Sagitário, que pode se tornar inflexível e adotar a postura de "dono da razão". É preciso tomar cuidado para não se tornar uma pessoa chata e ter cautela em relação à expansão da mente. Hora de reavaliar aquilo que aprendeu e não procurar novos aprendizados.

Capricórnio

Com a retrogradação de Mercúrio em Libra, Capricórnio pode ter de lidar com empecilhos relacionados ao trabalho, que vão requerer atenção total. Com isso, pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre obrigação profissional e afeto. A racionalização pode ser ainda maior no período, já que os capricornianos podem viver um momento de dúvida e de distração. Trabalho ou amor: qual pesa mais na balança? Talvez o relacionamento esteja precisando de mais doação.

Aquário

Quando Mercúrio estaciona, o aquariano pode retomar antigas aspirações que não deram certo. Grandes ideias, sonhos e sentimentos vêm à tona com a retrogradação do astro a fim de modificar os contextos social e afetivo de Aquário. Com isso, velhas ideias empolgantes podem reacender, mas será importante entender o que deve ser reavaliado e o que deve ser deixado de lado. Foco na evolução, não no retrocesso.

Peixes

Mercúrio retrógrado marca um momento importante de reflexão interna para Peixes. Esse exame de autoconsciência servirá para descobrir quais são os padrões inconscientes em torno do amor e do equilíbrio mental que precisam ser reavaliados. Às vezes os ressentimentos precisam ser falados e algumas coisas vão ser desenterradas neste momento. Algumas coisas precisam vir à consciência para que exista um equilíbrio dentro dos relacionamentos de todos os tipos.