Topo

Mercúrio Retrógrado trouxe estresse? Use cristais para acalmar a mente

Que tal usar os elementos minerais para relaxar e apurar intuição? - DebraCarrPhotography/Getty Images/iStockphoto
Que tal usar os elementos minerais para relaxar e apurar intuição? Imagem: DebraCarrPhotography/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

17/10/2020 04h00

Quando a movimentação de Mercúrio fica retrógrada, como está acontecendo agora, é comum as pessoas pensarem que o mundo conspira contra pensamentos, comunicações e ações.

Mas, diferente disso, o chamado Mercúrio Retrógrado (MR) tem mais a ver com uma ação de interiorização, ou seja, trata-se de uma fase de recuo estratégico para preparação das funções do planeta na vida de cada indivíduo.

"É um período em que se recomenda recolhimento, retiro, diminuição do ritmo mental. Para muitos, infelizmente, as obrigações do dia a dia não permitem isso, podendo gerar um período de estresse, desentendimentos e imprevistos com aparelhos de comunicação", explica o terapeuta holístico e astrólogo Thiago Anselmo.

Nessas horas, faz sentido recorrer a cristais, que são eficazes para abrandar ocorrências do gênero. "Eles são irradiadores simples de suas vibrações e, com a nossa mente, podemos potencializá-los, programá-los e direcioná-los para beneficiar nossas vidas e nossas vibrações", afirma Thiago, também instrutor de curso sobre cristais e pedras.

Cristais para energizar durante Mercúrio Retrógrado

Gêmeos e Virgem em cena

De acordo com o terapeuta holístico, quando é feita a associação de Mercúrio com cristais, são considerados aqueles que apresentam funções "energomagnéticas" que englobam os princípios de Gêmeos e Virgem, os dois signos regidos por Mercúrio.

Nesse período, é bom tê-los por perto na mesa de trabalho, na cabeceira da cama, em locais de destaque ou mesmo escondidinhos. "Devem ser usados onde a pessoa sentir que a irradiação será melhor aproveitada", ensina Thiago. A seguir, ele aponta quais são as pedras mais indicadas para o MR.

Pedras e cristais

  • Malaquita

Considerada pedra da saúde, é eficaz para limpeza no organismo, além de facilitar a determinação, a prosperidade, o sucesso, a alegria, a tranquilidade no campo afetivo e em problemas emocionais de qualquer natureza. A malaquita estimula o contato espiritual com seres de luz, anjos e arcanjos. Libera tensão, traz calma, acarreta fé, confiança e certeza do amparo espiritual.

  • Crisocola

É um cristal de energia altamente feminina, ligado à vibração aquática, ao inverno, à lua e aos poderes da grande mãe. É bem eficiente em questões que envolvam ansiedade, medo, sobrecarga emocional e até culpa. Além de inspirar a criatividade, poder pessoal e serenidade, equilibra emoções, ajuda a lidar com raiva e a limpar o inconsciente para desenvolver equilíbrio e maturidade emocional. Ainda é funcional para boas negociações comerciais.

  • Granada grossulária

"Esta versão da granada possui energias masculina e feminina em equilíbrio. É uma pedra que nos conecta ao espírito da terra e ajuda a trazer essa frequência espiritual para a nossa vida prática, facilitando a atração do sucesso", observa Thiago. Não só isso, ainda trabalha para atingir objetivos adequados a uma vida feliz. Sem contar que alivia tensão no corpo, traz foco para os objetivos e disciplina para a mente.

  • Amazonita

É boa para revigorar os meridianos do corpo, do sistema nervoso e da comunicação. Promove o sucesso e o dinheiro, a alegria, a criatividade e as inspirações artísticas. Age contra a timidez e minimiza tensões musculares.

  • Quartzo Verde

É tido como uma das melhores pedras para saúde e cura. O cristal transmite vibrações suaves que, pouco a pouco, regeneram, trazendo vigor, saúde, equilíbrio mental, emocional e espiritual. Também neutraliza emoções negativas e violentas, gerando equilíbrio. Instiga a criatividade, promove energia da cura, liberta do medo e ansiedade e, ainda, traz alegria e otimismo.

  • Quartzo rutilado

Essa variação de quartzo, transparente, com incrustações de cores variadas, é indicada para bloqueios internos, tanto traumas recentes quanto de infância. Ajuda a tomar decisões, a ser objetivo e a ter segurança nas resoluções. Também instiga a felicidade, a comunicação com guias espirituais, a inspiração e as energias de cura. Trabalha a esperança, a aceitação e o desapego.

  • Turmalina verde

Outra bem recomendada pedra de cura, atua tanto em nível espiritual quanto material. Ajuda a lidar com conflitos de figura paterna, elimina o estresse, acalma a mente e promove o relaxamento.

  • Turmalina melancia

Cristal que combina duas (verde e rosa) ou, às vezes, até três (branco) cores, estimula a cura e o amor incondicional, integrando amizade, alegria, caráter e aceitação do outro e de si mesmo. Liberta a mente das sensações de culpa. Faz relaxar, seguindo escolhas e ações pessoais.

  • Cianita verde

Facilita a conexão com a verdade interior e as escolhas do espírito na Terra, facilitando a identificação de ilusões impostas a si mesmo. Acalma, relaxa e tranquiliza a mente e o corpo. É útil para aliviar estados depressivos, estimula caminhadas e viagens. Ajuda na intuição, no olhar mais empático e coletivo e alinha a pessoa com seu caminho espiritual.

  • Crisoprásio

Traz coragem, amor-próprio e autoaceitação. Auxilia tanto em comportamentos de inferioridade quanto de narcisismo. "Estimula a criatividade, a prosperidade, a saúde, os ganhos materiais, a estabilidade financeira, a força e a saúde", comenta Thiago. Por fim, promove serenidade mental.