Topo

Os segredos da finalização COG, que define os cabelos cacheados e crespos

Pathy Dejesus varia nos penteados com a textura natural dos fios - Reprodução/Instagram
Pathy Dejesus varia nos penteados com a textura natural dos fios Imagem: Reprodução/Instagram

Luana Kondrat

Colaboração para Universa

01/05/2021 04h00

Quem tem o cabelo crespo ou cacheado sabe que o ressecamento é característica mais do que normal destes tipos de curvaturas. Isso acontece, porque a oleosidade natural do couro cabeludo demora mais para chegar até as pontas em razão do formato espiralado dos fios.

Não à toa, mais do que lavar e condicionar, é preciso finalizar com capricho. Uma das técnicas mais conhecidas é chamada de COG, sigla para três etapas de aplicação: creme para pentear, óleo capilar e gel ou gelatina. Juntos, os produtos garantem desembaraço, definição e hidratação, além de manterem o formato dos cachos e crespos até o dia seguinte — o famoso day after.

O método ainda é indicado para quem está passando pela transição capilar. "Ele ajuda muito na texturização da parte alisada também", conta a cabeleireira Cássia Lima.

Entenda o que é a técnica COG

A finalização COG é uma técnica associa o uso do creme para pentear, do óleo vegetal e do gel (ou gelatina) em camadas para finalizar o cabelo cacheado ou crespo. "O creme para pentear preserva a água na fibra capilar. Ele é, portanto, responsável pela hidratação. O óleo forma uma película que mantém as cutículas fechadas, evitando a evaporação desta água. Por fim, a gelatina ou gel preserva a forma dos cachos por mais tempo, garantindo o formato por mais de um dia", explica Monique Abrantes, cabeleireira especialista em cabelos cacheados e crespos do estúdio Cachos de Verdade, em São Paulo (SP).

Para quem ela é indicada?

A finalização COG oferece ótimos resultados nos cabelos do tipo 3B e 3C, isto é, nos cachos acentuados, e nos de curvatura 4A, 4B e 4C, que são os crespos. "Além disso, por reter mais hidratação e formar uma película com o óleo, também ajuda quem tem fios porosos, já que oferece hidratação e preserva as cutículas fechadas", conta Monique.

Saiba como colocar a finalização COG em prática

Para realizar a técnica você precisa ter em mãos os produtos para os três passos.

Passo 1: Após a lavagem, separe os cabelos em mechas médias. "Gosto de finalizar com os fios ainda úmidos, principalmente o crespo, pois dá maior definição", conta Cássia.

Passo 2: Aplique o creme para pentear, mecha a mecha, enluvando bem. Se preferir, use o produto fazendo fitas, ou seja, passando os dedos entre os cabelos, de baixo para cima, para tirar os nós sem quebrar os fios.

Passo 3: Coloque algumas gotinhas de óleo por mecha, dando atenção especial para a extensão e pontas.

Passo 4: Para finalizar, aplique a gelatina e amasse os fios de baixo para cima. Deixe secar naturalmente.

Dica bônus: você pode desembaraçar os fios na hora do banho, durante o uso do condicionador. Então, quando for usar o creme para pentear, é só aplicar amassando os cachos e crespos. "Quando for fazer esse movimento, prefira uma toalha de algodão ou até mesmo uma folha de papel toalha, que absorve a água e deixa o produto nos cabelos", conta Rodrigo Cintra, hairstylist do The Art Salon, em São Paulo.

Acerte na dosagem dos produtos

Segundo Luciana Brandão, cosmetóloga especialista em cabelos crespos e cacheados, a quantidade de cada item é o que vai determinar o efeito da finalização. "Se você gosta mais de volume, o indicado é economizar na quantidade de creme. Para mais definição, aumente a dose de creme e gel. O óleo, em todos os casos, não precisa ultrapassar a medida de uma colher de chá", explica. Para não pesar, não aplique nenhum dos produtos diretamente na raiz.

Invista nos ativos certos

Antes de ir às compras, fique atenta em quais ingredientes investir. Isso influencia muito o resultado final. Monique Abrantes indica cremes para pentear com ativos que retenham a umidade da fibra capilar, como glicerina, ácido hialurônico, mel, cera de abelha, sódio PCA, pantenol, xilitol e sorbitol. Já Cássia Lima prefere os óleos 100% vegetais, como os de semente de uva ou abacate. A única proibição está relacionada ao gel, que não deve conter álcool.