Ageless

Ageless

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Estética regenerativa: conheça nova tendência para rejuvenescimento da pele

Nos últimos anos, a dermatologia estética vem passando por uma evolução significativa, com novos tratamentos surgindo a cada ano. No início do mês, em Paris, durante o Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Dermatológica (IMCAS), o maior evento mundial e que costuma ditar tendências, a grande novidade para o rejuvenescimento da pele que está emergindo é a chamada medicina estética regenerativa.

Esse novo conceito tem destaque entre os dermatologistas e está redefinindo os padrões de cuidados com a pele em todo o mundo.

"Hoje, a direção da medicina estética regenerativa é no sentido de recuperar a função da pele e a arquitetura da face em vez de apenas colocar o que está faltando", diz a dermatologista Mariana Muniz, que esteve no IMCAS e elencou três novos tratamentos que seguem essa tendência.

Segundo ela, as terapias regenerativas prezam pela naturalidade, por buscar devolver a pele a seu estado original, mais jovem (por isso "regenetaiva"). Trata-se de uma boa notícia para quem não aguenta mais ver aqueles rostos desfigurados por excessos de preenchimento e busca tratamentos com resultados mais naturais.

Durante o Congresso, foram apresentadas diversas inovações que alimentam essa tendência em ascensão. Três delas se destacaram e devem surgir com força nos consultórios no Brasil em 2024: exossomos, NCTF e Profhilo Structura.

1. Exossomos

Os exossomos são pequenas vesículas liberadas por células em nosso corpo. Eles desempenham um papel importante na comunicação entre as células, transportando proteínas, lipídios e material genético para influenciar o comportamento de outras células. No contexto da dermatologia, os exossomos são estudados por seu potencial no rejuvenescimento e regeneração da pele.

Os exossomos podem ser isolados e utilizados em tratamentos dermatológicos para promover a regeneração celular, reduzir a inflamação, melhorar a hidratação da pele e até mesmo estimular a produção de colágeno.

Eles são considerados uma abordagem promissora para combater os sinais de envelhecimento e melhorar a saúde geral da pele.

Continua após a publicidade

Segundo Mariana, a maneira de aplicação desse produto na pele (que é na forma de uma espécie de gel) se dá por meio da abertura de microaberturas na pele (que podem ser criadas com microagulhamento ou até mesmo laser) por onde ele é absorvido e chega até as células. Depois de absorvido, ele vai "dar informações" para as células produzirem colágeno, reparação etc.

2. NCTF (New Cellular Treatment Factor)

NCTF é um complexo injetável composto por uma combinação de mais de 50 ingredientes ativos, incluindo vitaminas, aminoácidos, minerais, coenzimas e ácido hialurônico. Esta fórmula exclusiva é projetada para nutrir, revitalizar e estimular a atividade celular da pele. "É uma espécie de coquetel de vitaminas para a pele", diz a dermatologista.

Quando injetado na pele, o NCTF promove a regeneração dos tecidos, estimula a produção de colágeno e elastina, melhora a hidratação e a firmeza da pele e combate os sinais visíveis de envelhecimento, como rugas e flacidez. É frequentemente usado em tratamentos de rejuvenescimento facial para restaurar a vitalidade.

Esse produto também pode ser associado à toxina botulínica e aplicado na região dos olhos para melhorar as rugas e aparência da pele, ou ainda aos biostimuladores de colágeno para fornecer os elementos básicos que a pele vai utilizar na produção do colágeno.

3. Profhilo Structura

Profhilo Structura é um tratamento inovador de bioestimulação que combina ácido hialurônico de baixo peso molecular com tecnologia de reticulação para proporcionar hidratação profunda e estimular a produção natural de colágeno e elastina na pele.

Continua após a publicidade

Ao contrário dos preenchimentos tradicionais, que visam apenas restaurar o volume perdido, o Profhilo Structura age de forma mais abrangente, melhorando a qualidade da pele, suavizando rugas finas e redefinindo os contornos faciais. É frequentemente utilizado para tratar áreas específicas do rosto, como bochechas, queixo e pescoço.

Segundo a dermatologista, a grande vantagem desse produto é sua atuação na regeneração da gordura natural que temos na pele (e que, com o envelhecimento, vamos perdendo). "Em vez de volumizar, esse produto ajuda na regeneração da gordura, que é o que dá aquele ar de jovialidade nos rostos das pessoas mais jovens, de forma mais natural", diz Mariana. Esse produto deve ser lançado na Europa em breve, mas ainda não há previsão para o Brasil.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes