Topo

Para estimular afetos e ter coragem: conheça a magia dos quatro elementos

A magia dos quatro elementos está presente no dia a dia - Foto de Anete Lusina/Pexels
A magia dos quatro elementos está presente no dia a dia Imagem: Foto de Anete Lusina/Pexels

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

14/09/2022 04h00

Terra, fogo, água e ar são responsáveis por manter o equilíbrio da vida. O que pouca gente sabe é que, para além da astrologia, os quatro elementos estão presentes em diversas práticas espirituais, inclusive na magia. Mais do que isso, todos eles estão dentro de nosso próprio ser, independentemente do signo astrológico.

Victor Valentim, criador do Bosque dos Gnomos, conta que a posição do Sol no mapa astral não determina o elemento dominante de uma pessoa. "Uma pessoa de Peixes, por exemplo, tende a ter a energia da água em destaque no seu ser. Isso não impede que ela tenha mais signos de elemento fogo em seu mapa astral, fato que pode trazer muitas características opostas ao elemento do seu Sol", diz.

Segundo ele, perceber que terra, fogo, água e ar nos auxiliam em nossa jornada de uma forma integrada é perceber que podemos viver uma reconexão mágica com o nosso ser, reencontrando a harmonia diariamente através da natureza. Por isso, o espiritualista acredita ser importante criar momentos de conexão com os elementos no dia a dia para vivenciar a magia de forma prática e realista.

"Cada um desses elementos influencia nosso campo energético da forma mais simples possível, por exemplo: a terra rege o nosso corpo físico, a água rege as nossas emoções, o ar rege os nossos pensamentos e a criatividade e o fogo rege o plano espiritual", diz Victor.

Ele destaca que é possível sentir a energia da terra através do alimento que ingerimos e do nosso corpo, com exercícios físicos. Já os relacionamentos afetivos estão diretamente ligados ao campo da água, assim como todos os sentimentos. O elemento ar, por sua vez, auxilia nos estudos e na comunicação por meio da energia mental. Por fim, o fogo gera a ação e o poder pessoal para tomarmos atitude e concretizarmos nossos sonhos.

Magia dos elementos

Através da magia, é possível equilibrar os elementos que temos em maior ou menor harmonia em nosso mapa astral e em nossa vida. Para isso, Victor sinaliza que é importante buscar a compreensão e o reequilíbrio destes elementos em nosso ser simplesmente nos conectando com cada um deles.

Abaixo, ele ensina práticas fáceis e efetivas para criar essa conexão.

Para se conectar com a terra

Busque cozinhar, fazer artesanatos e trabalhos manuais. Colocar as mãos na terra ou os próprios pés, assim como deitar e sentir o chão, são formas eficazes de se conectar com o elemento. Além disso, busque colocar seus pensamentos no lugar e centrar seu foco no momento atual.

Magia indicada: conecte-se com cristais, ervas ou com a culinária mágica, através de ervas e especiarias na hora de cozinhar. Vai auxiliar a sentir a energia do elemento terra e de sua mais pura essência.

Para se conectar com a água

Busque tomar um banho de ervas e abrir o coração para todos os tipos de relação. Abraçar e amar mais as pessoas é uma forma potente de manifestar e se conectar com a água. Além disso, não segurar choro e perceber como seus desejos te influenciam trazem à tona a potência desse elemento.

Magia indicada: sempre que for a alguma fonte natural de água, como mar ou cachoeira, banhe-se visualizando a transformação e o acolhimento deste elemento. Pode ser no próprio chuveiro: o segredo é se conectar. Coloque um ramo de alecrim e uma luz violeta durante o banho e curta cada momento junto à água.

Para se conectar com o ar

Leia e estude mais, tenha foco no que deseja e estimule seu campo intelectual. Outra dica é utilizar aromas de perfumes ou óleos essenciais. Eles são fantásticos para a conexão com o ar e auxiliam sensorialmente através da aromaterapia, por exemplo.

Magia indicada: sinta o ar tocando o seu rosto, pedindo para que todas as energias indesejáveis sejam limpas e purificadas do seu ser. Incensos são a maior fonte de conexão com o ar, por isso você pode acendê-los em seu lar e pedir para a fumaça levar embora o que não serve mais.

Para se conectar com o fogo

Dance, cante e se movimente! Busque fazer exercícios, expandir sua consciência e dinamizar sua energia. Faça uma pequena fogueira em um caldeirão ou onde conseguir: queime ervas secas, conecte-se com as chamas do fogo, liberte-se do que te prende e expanda sua alma.

Magia indicada: se você puder, acenda algumas velas em sua casa e passe alguns instantes meditando e olhando as chamas. Desligue um pouco seu celular e visualize este fogo aceso dentro de seu ser. Sinta-se viva e visualize o fogo representando a sua alma.