Topo

O poder dos signos de fogo: saiba as diferenças e como usá-los a seu favor

O poder dos signos de fogo - Pexels
O poder dos signos de fogo Imagem: Pexels

Camila Eiroa

De Universa

04/03/2021 04h04

Fogo é o elemento gerador de vida. Dele, recebemos poder pessoal, força e motivação para viver todos os dias com mais inspiração. Ele também tem a capacidade de purificar, transmutar e regenerar. Em comparação com os outros elementos, o fogo é conhecido por ser o elo sagrado entre espiritualidade e matéria.

Dentro do zodíaco, temos três signos que carregam esse elemento, cada um à sua maneira. São eles: Áries, Leão e Sagitário. Para entender como eles manifestam a força do fogo, precisamos nos atentar ao momento do ano em que cada um começa sua temporada. Afinal, assim como os signos dos outros elementos, cada um carregará uma qualidade.

A primeira qualidade é chamada cardinal, que encontramos nos signos que marcam o início de uma estação e trazem o poder da iniciativa. A segunda qualidade é a fixa, que caracteriza signos que iniciam sua temporada no meio de uma estação, trazendo o poder da sustentação. Já os signos chamados mutáveis, iniciam sua temporada ao final de uma estação e trazem o poder da mudança.

Áries é o fogo cardinal, que traz o impulso e a energia necessária para agir. Leão é o fogo fixo, que apresenta a resistência e a firmeza como atributos. Sagitário, por sua vez, é o fogo mutável, aquele que traz como características a renovação e a mudança. Todos trazem a potência da ação, mas precisam de cuidado para temperamentos explosivos não eclodirem, visto que o fogo é um elemento de muita energia.

Em equilíbrio, além de energia, o fogo traz força, coragem, alegria de viver, sensualidade, ousadia e dinamismo. Já em desequilíbrio, a falta de fogo pode causar desânimo, falta de confiança e de alegria. O excesso de fogo, por sua vez, pode causar impulsividade, inquietação e até mesmo ansiedade ou insônia.

Abaixo, veja a diferença entre os signos de fogo e suas características mais marcantes.

Áries

Por ser o signo que inicia o ano novo astrológico e também o outono, aqui no hemisfério sul, ou a primavera, no hemisfério norte, Áries traz toda garra necessária para tomar atitudes, iniciar projetos e correr atrás do desejado. Toda essa força do signo faz com que ele seja conhecido por sua determinação e, às vezes, por sua insistência.

Em comparação com os outros signos de fogo, Áries é aquele que tem ambição e projeta suas ações no aqui e agora, sabendo que vai colher os frutos correspondentes em um futuro próximo. Suas atitudes valem mais do que palavras, por isso a comunicação apressada pode soar como grosseira ou direta demais.

A autoconfiança é bastante presente também, sendo um signo que adora mostrar que está com a razão. Por todos esses atributos, aproveitar a temporada de algum planeta em Áries pode ajudar a trabalhar esses aspectos dentro do seu mapa natal ou do seu dia a dia. Com a Lua em Áries, temos um ótimo momento para trabalhar questões internas que precisam ser resolvidas de uma vez por todas, por exemplo.

Leão

Quem nunca ouviu falar que Leão é um signo narcisista? Esse mito não é totalmente errado. Sendo um signo fixo, o fogo leonino traz a sustentação e a estruturação de atitudes, pensamentos e expressões. Por isso, a autoconfiança é um dos grandes fortes quando o signo está bem aspectado e em harmonia com outros elementos.

Diferentemente de Áries, que gosta de mostrar a razão em suas atitudes, Leão gosta de mostrar seu brilho por sua essência e por sua personalidade. A autoconfiança e a autoestima são atributos marcantes desse signo. Mais do que isso, a confiança e a lealdade leonina também são pontos altos, influenciadas por sua qualidade fixa, que traz sustentação.

Para despertar esses atributos em você, independentemente de ser de outro signo, é possível aproveitar a temporada de planetas como Vênus e Marte em Leão para fortalecer a autoestima e a sexualidade, por exemplo. Ou então, trabalhar a segurança na comunicação quando Mercúrio der as caras em território leonino.

Sagitário

Encerrando a tríade de signos de fogo, Sagitário chega expandindo os horizontes. O gosto e a necessidade por mudanças e novas experiências se deve ao fato de ser um signo mutável, que começa sua temporada ao final de uma estação. Aqui, no hemisfério sul, no final da primavera e, no hemisfério norte, no final do outono.

É considerado um dos signos mais positivos e animados do zodíaco, trazendo como características a vontade de desbravar e descobrir o novo, o amor à vida, a liberdade e também o desapego. A energia do fogo se manifesta na busca por conhecimento e por expansão, que pode acontecer através de estudos, relacionamentos e viagens.

Buscar respostas e tomar à frente em direção ao novo são atributos sagitarianos que todos podem trabalhar quando o Sol estiver nesse signo, por exemplo. É uma ótima temporada para alargar seus horizontes, priorizar sua individualidade e dizer o que pensa sem censuras. Afinal, o medo de não agradar passa longe de Sagitário, que não está aqui só de passagem e não deve favores a ninguém.