'Longe de ser verdade': cordilheira dos Andes impede Brasil de ter furacão?
Enquanto o furacão Milton passava pela Flórida, nos Estados Unidos, os brasileiros que acompanhavam o que acontecia por lá começaram a se perguntar: o que impedia furacões como aquele de chegarem por aqui?
O fenômeno é relativamente raro no país.
Só que, entre as possibilidades, começou a circular nas redes sociais uma curiosa tese: era a cordilheira dos Andes, cadeia de montanhas que atravessa a América do Sul, a guardiã do território brasileiro e responsável por barrar a chegada dos furacões ou a formação deles.
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
Por mais legal que seja essa história, ela está longe de ser verdade. Furacão é um tipo de ciclone tropical formado no oceano, a partir de uma combinação de ventos mudando de direção e velocidade com águas quentes, que vão passar vapor d'água mais rápido pro ar, deixando ele quente e úmido, o que gera grandes tempestades. Quando esses ventos passam de 120 km/h, a gente tem o furacão
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista
Apesar de existirem locais com águas quentes, a temperatura não chega ao ponto necessário para causar um furacão.
E abaixo da linha do Equador, onde a gente está, as mudanças de direção e velocidade do vento, que os especialistas chamam de cisalhamento, são mais raras
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista
Ou seja: apesar de belas e majestosas, as montanhas não são as barreiras naturais aos furacões.
A verdade é que o Brasil não tem os elementos necessários para a formação desse tipo de fenômeno.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.