Topo

Surfista em Nárnia: Scooby fica à deriva, 'morre na praia' e é eliminado

BBB 22: Pedro Scooby é o 16º eliminado do programa - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby é o 16º eliminado do programa Imagem: Reprodução/Globoplay

Colaboração para Splash, em São Paulo

21/04/2022 23h23

Pedro Scooby fez história com seus memes e "apagões" durante sua passagem no "BBB 22" (TV Globo), mas isso não foi suficiente para o surfista garantir sua permanência no jogo. Ele foi o mais votado, com 55,95% dos votos. Eliezer e Douglas Silva seguem na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. O designer recebeu 42,23% dos votos e o ator, apenas 1,82%.

"Alguém pode até dizer que ele não joga nada, mas todo mundo tem que reconhecer que é um dos seres humanos mais incríveis que já entraram nessa casa", elogiou Tadeu Schmidt, em seu discurso.

Integrante do grupo da Disney, Scooby criou uma forte amizade com Paulo André, pensou em desistir do reality mais de uma vez, tretou com outros brothers — incluindo seu aliado, Arthur Aguiar — e também arrasou nas provas.

Veja os destaques da trajetória do surfista na casa mais vigiada do Brasil:

"Sabonetadas" e clima paz e amor

Com um jeito zen, Pedro Scooby não quis se comprometer algumas vezes na casa — o que foi apontado pelos outros confinados como falta de compromisso do surfista no reality.

Em um jogo da discórdia, no qual os confinados tinham que apontar os protagonistas, antagonistas, coadjuvantes e figurantes da temporada, o surfista, curiosamente, não se colocou como a figura central da temporada.

O carioca chegou a tentar se vetar na prova do líderpapel que afirmou que não gostaria de ter no reality —, questionou se poderia votar nele mesmo, declarou que não se defenderia caso enfrentasse a berlinda, perguntou se o pay-per-view tem áudio e por aí vai. Mas também mostrou que não estava ali só a passeio:

Eu não sou otário, não sou trouxa. Ao contrário, sou um cara que tenho minha conduta. Sou até assim porque eu não quero ter problema para a minha vida. Tipo, reze para eu não entrar e para eu sair. Eu não deixei minha mulher e meus três filhos em casa para ser trouxa aqui. As pessoas confundem o bom coração, um cara que tem uma paz de espírito, com ser otário. É só pagar para ver. Pedro Scooby

BBB 22: Scooby levou uma chamada de Tadeu Schmidt no jogo da discórdia - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Scooby levou uma chamada de Tadeu Schmidt no jogo da discórdia
Imagem: Reprodução/Globoplay

Bateu recorde em prova

Surfista premiado em ondas gigantes, o atleta teve um desempenho excelente em provas no programa — principalmente nas que formou uma dupla imbatível com Paulo André.

Scooby chegou a entregar a liderança para P.A e para Tiago Abravanel após vencer provas com os brothers, mas sua vez chegou depois: o carioca surpreendeu Tadeu Schmidt ao finalizar a sétima prova do líder em menos de 30 segundos.

Olha, não deu nem 30 segundos. Foi rápido demais. Quando eu achei que a prova tava começando, já tava terminando. Tivemos sete provas do líder, três vitórias de Pedro Scooby. Desempenho inacreditável. Impressionante, parabéns. Só que nas outras duas, o Scooby fez em duplas e claramente cedeu a liderança pro seu parceiro. Agora, o Scooby é o líder da semana sete do 'BBB 22'. Tadeu Schmidt

BBB 22: Pedro Scooby 'tira onda', vence prova em 30 segundos e é o sétimo líder do reality - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby 'tira onda', vence prova em 30 segundos e é o sétimo líder do reality
Imagem: Reprodução/Globoplay

Amizade com Paulo André

Pedro Scooby foi um dos brothers do grupo Disney — com Arthur Aguiar, Douglas Silva e Paulo André —, mas seu maior vínculo na casa foi com o atleta capixaba.

Os dois contaram que já se conheciam antes do confinamento — o surfista ganhou o unfollow de P.A após o deixar no vácuo —, e a parceria da dupla foi grande no jogo.

O casal com mais química do 'BBB' segundo Cintia Dicker, a mulher de Scooby, os brothers se tornaram uma dupla imbatível e conquistaram algumas provas do confinamento juntos.

BBB 22: Todos os participantes que já foram eliminados do reality

Mesmo com atritos ocasionais, a amizade dos dois seguiu forte, e a dupla brincou que eram parceiros e compartilhavam tudo, menos quando o assunto era relacionamento amoroso — Scooby e Paulo André usavam até a mesma escova de dente.

paulo andré e scooby - Reprodução / Globoplay - Reprodução / Globoplay
BBB 22: Paulo André e Pedro Scooby abraçados na varanda
Imagem: Reprodução / Globoplay

Os "apagões"

A música "Because I Got High", do rapper Afroman, virou o tema de Scooby devido aos "apagões" do surfista, que, volta e meia, se desliga durante conversas — o que é de família, segundo o irmão do carioca.

Durante seu almoço do líder, Scooby deu detalhes sobre sua vida e se enrolou ao "filosofar", tendo mais um "apagão":

Qual o maior erro do ser humano? É perder a saúde tentando ganhar dinheiro e depois perder dinheiro tentando recuperar a saúde. E vive é... Vive de tal forma como se não houvesse... É.. Como é que é?... É.... Pedro Scooby

"Isso vai virar meme", disse Eslô, que acertou — os momentos divertiram os fãs do reality global.

BBB 22: Pedro Scooby se enrola ao 'filosofar' em seu almoço do líder - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby se enrola ao 'filosofar' em seu almoço do líder
Imagem: Reprodução/Globoplay

Saudade dos filhos e tentativa de desistência

Em um momento depressivo, Scooby pensou bastante nos três filhos, Dom, Bem e Liz, frutos de seu casamento com Luana Piovani. Com uma crise de saudades, o brother quis desistir do programa e foi impedido por Jade Picono Carnaval também era um dos motivos do surfista.

Scooby pensou em desistir do programa de novo após a formação do quinto paredão, mas depois mudou de ideia e afirmou que não pensaria mais em sair do reality após a desistência de Tiago Abravanel:

Já superei, tô de boa, vamos seguir. Tem que continuar seguindo a vida de jeito leve, na paz de espírito, do jeito que eu gosto. Última semana de carnaval aí, que a patroa aproveite por mim. Pedro Scooby

BBB 22: Scooby desabafou para sister na festa do líder - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Scooby desabafou para sister na festa do líder
Imagem: Reprodução/Globoplay

Citações a Luana Piovani

A relação do surfista com a ex-mulher é constantemente citada em polêmicas, mas, de acordo com o brother, a relação entre os dois é amigávelPiovani até o incentivou a entrar no "BBB".

Na casa, Scooby falou da ex em algumas oportunidades, sempre a elogiando:

A Luana tem aquele jeito dela na internet, mas eu falo com ela normal, vou na casa dela normal. [...] Ela gosta da resenha. Ela brinca com aquilo ali. É tipo um circo e ela é dona do circo. E a galera cria um mundo como se houvesse uma guerra entre mim e ela e, na real, não existe uma guerra. Pedro Scooby

BBB 22: Pedro Scooby agradece Piovani em raio-x - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby agradece Piovani em raio-x
Imagem: Reprodução/Globoplay

Treta com Lucas

Scooby se desentendeu com Arthur Aguiar, Bárbara e Jessilane, mas seu maior atrito foi com Lucas, quem classificou como "traidor" e fez algumas críticas ao comportamento após receber a indicação no oitavo paredão:

Em todas as provas, eu dei tudo de mim, sou um dos caras que mais ganhou prova aqui. Então, acho que isso não é descaso com o jogo. Também fui um cara que me dediquei nas relações pessoais e criei relações profundas e fortes com várias pessoas aqui. Indiquei pessoas que saíram... No geral, isso é dar valor ao jogo. [...] Você está confundindo forma leve e descaso com o jogo. Pedro Scooby

"Gosto muito de você, continuo gostando muito de você, mas meu voto foi extremamente estratégico", respondeu Lucas, embora a mágoa do surfista tenha seguido — ele fez questão de continuar lembrando que foi o padrinho de casamento do capixaba durante sua primeira festa do líder.

BBB 22: Scooby continua sem engolir a justificar de Lucas - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Scooby continua sem engolir a justificar de Lucas
Imagem: Reprodução/Globoplay

Zero saudades do "BBB"

Apesar ter se sido eliminado e não ter conquistado o prêmio do reality, Scooby já relatou que não sentirá falta do confinamento ao contar como foi uma "entrevista do emparedado":

O meu foi muito rápido. Eu simplifiquei a parada também. Perguntaram para mim: '[De que] vai sentir saudade daqui?'. Eu falei: 'Não vou ficar com saudade de nada. Vou ter boas lembranças, pô'. [...] Antes, eu já falei na entrevista. Falei: 'Pô, não menosprezando, mas muito mais que prêmio, muito mais que qualquer coisa, as amizades verdadeiras que eu fiz aqui nada no mundo paga'. Pedro Scooby

BBB 22: Pedro Scooby conta como foi a entrevista do emparedado - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby conta como foi a entrevista do emparedado
Imagem: Reprodução/Globoplay

Atritos com Arthur

Amigos e, às vezes, desafetos: a relação entre Arthur Aguiar e Pedro Scooby enfrentou altos e baixos ao longo do confinamento. Os dois já tretaram após uma zoação do surfista, por um convite de almoço do anjo, sobre o sono do ator e por combinação de voto.

O atrito também ultrapassou as barreiras da casa — Luana Piovani e Cintia Dicker, ex e a atual mulher de Scooby, respectivamente, e Maíra Cardi, mulher de Arthur, já se desentenderam também.

Na última discussão, após a formação do 16º paredão, Arthur questionou os critérios de seus aliados em não considerarem o seu paredão falso como uma berlinda enfrentada pelo ator.

"Do nada tu está bravo? Tava bem com a gente o dia inteiro! Tu está putinh* do nada? Quer brigar? Quer discutir?", questionou Scooby — o surfista seguiu afirmando que Arthur pensa em amizade por conveniência no jogo, e Gustavo chegou a entrar no atrito, mas os dois se acertaram e trocaram pedidos de desculpas.

BBB 22: Scooby se declara para Arthur Aguiar - Reprodução: Globoplay - Reprodução: Globoplay
BBB 22: Scooby se declara para Arthur Aguiar
Imagem: Reprodução: Globoplay

A participação de Pedro Scooby em números

Xepa: oito vezes;

Vip: nove vezes;

Líder: duas vezes;

Anjo: duas vezes;

Monstro: uma vez — Monstro "Acorrentados", com Arthur e Douglas;

Semanas no reality: 16 semanas;

Prêmios conquistados: R$ 10 mil + 10 anos de Globoplay, R$ 20 mil de crédito em um aplicativo de carros particulares, R$ 11.700 mil em um aplicativo de pagamentos, um notebook gamer, uma máquina de lavar e um ano de produtos de limpeza e R$ 60 mil em aluguel de imóvel, um ano de produtos alimentícios (500 reais por mês) e mais R$ 11.800.

BBB 22: Paulo André escova dentes de Scooby durante castigo do monstro - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Paulo André escova dentes de Scooby durante castigo do monstro
Imagem: Reprodução/Globoplay

Qual bordão usado pelos brothers mais marcou o 'BBB 22'?

Resultado parcial

Total de 4268 votos
9,68%
Reprodução/Globoplay
4,31%
Reprodução/Globoplay
1,01%
Reprodução/Globoplay
44,07%
Reprodução/Globoplay
7,31%
Reprodução/Globoplay
3,00%
Reprodução/Globoplay
3,33%
Reprodução/Globoplay
8,79%
Reprodução/Globoplay
0,45%
Reprodução/Globoplay
13,85%
Reprodução/Globoplay
4,22%
Reprodução/Globoplay
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Veja agora: 'Realities - O Brasil na TV'

A gente já conversou com os ex-BBBs arrependidos, com os que causaram polêmica e agora, em "Realities - O Brasil na TV", documentário em três episódios produzido por Splash e MOV.doc, contamos os primórdios e os bastidores dos reality shows no Brasil.