Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Estratégia usada por Aguinaldo Silva no passado pode ajudar 'Mania de Você'

Com mais de 30 capítulos exibidos e uma audiência que teima em não ultrapassar os 25 pontos, podemos afirmar sem medo que "Mania de Você" enfrenta a pior crise do horário das nove desde o lançamento de "Um Lugar ao Sol". Para espantar a monotonia do remake de "Renascer" que afugentou o público, a trama de João Emanuel Carneiro apostou num ritmo frenético, mas esqueceu de um fator básico de qualquer novela: o público precisa ter para quem torcer.

Com um quarteto de protagonistas com personalidades dúbias, é difícil compreender com exatidão quem é vilão e quem é mocinho em "Mania de Você". Tudo soa um tanto confuso e complexo para um formato de narrativa que se consagrou pela simplicidade e pela reincidência, ou seja, a novela tem como característica recontar informações que já foram ditas para que o espectador consiga acompanhar o desenrolar da trama mesmo que não veja todos os capítulos. A consequência dessa escolha criativa é a falta de identificação e de envolvimento emocional do público com a história.

Como toda obra aberta, "Mania de Você" tem a vantagem de conseguir se reinventar a fim de conquistar a atenção dos fãs de um bom folhetim. Talvez a saída para João Emanuel Carneiro dar a volta por cima é se inspirar na estratégia que Aguinaldo Silva usou para emplacar "Duas Caras", exibida entre 2007 e 2008. A trama que narrava a história de Ferraço (Dalton Vigh), um golpista que roubava a fortuna da jovem e inocente Maria Paula (Marjorie Estiano), caiu no gosto do público e viu os índices de audiência aumentarem quando o autor iniciou o processo de redenção de Ferraço a ponto de fazer o coração de Maria Paula balançar novamente pelo homem que destruiu sua vida.

A tática de "Duas Caras" serviria como uma luva em "Mania de Você". Mavi (Chay Suede), personagem pelo qual o público tem mais apreço, pode muito bem se regenerar e ser perdoado não só por Luma (Agatha Moreira), mas também pelos espectadores. Afinal, tudo que Mavi fez até agora na novela pode ser explicada pela motivação que o guia: o desejo de ser amado.

Entre os protagonistas de "Mania de Você", Mavi é quem possui a necessidade dramática mais clara e identificável. A interpretação impecável de Chay Suede colabora para que Mavi seja visto com simpatia mesmo tendo sido responsável por atos condenáveis. Além disso, a química entre Chay Suede e Agatha Moreira é infinitamente mais potente do que a química de Chay com Gabz ou a de Agatha com Nicolas Prattes.

Desenvolver a redenção de Mavi e fazê-lo se apaixonar verdadeiramente por Luma pode gerar o engajamento que "Mania de Você" tanto precisa. Afinal, um clichê bem trabalhado costuma fazer a cabeça do público que, no fundo, aprecia acompanhar uma história que seja minimamente familiar e satisfaça suas expectativas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.