Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

'Vale Tudo' acerta com Alice Wegmann, mas erra com vilã e trama digital

Cercada de expectativas, a nova versão de "Vale Tudo" ainda não levantou os índices de audiência do horário das nove para um patamar acima dos 25 pontos, mas a novela tem virado assunto recorrente nas redes sociais.

As desconfianças a respeito do remake praticamente se dissiparam, e já é possível apontar os pontos positivos, como a escolha de Taís Araujo para viver Raquel, e os elementos que ainda não funcionam na trama. A coluna lista os acertos e os equívocos de "Vale Tudo".

Acertos

Alice Wegmann e Alexandre Nero

Marco Aurélio (Alexandre Nero) em 'Vale Tudo'
Marco Aurélio (Alexandre Nero) em 'Vale Tudo' Imagem: Estevam Avellar/Globo

Uma das melhores atrizes de sua geração, Alice Wegmann soube inserir uma personalidade própria para Solange, mantendo o espírito da personagem sem emular o que Lídia Brondi fez em 1988. Carismática, Alice ilumina as cenas e tem tudo para ganhar mais espaço na novela.

Alexandre Nero, sempre bom de serviço, também soube criar o próprio Marco Aurélio, distanciando-se bastante do trabalho de Reginaldo Faria. O ator trouxe um leve tom cômico que combinou com o personagem, dando mais camadas ao vilão.

Ótimos Coadjuvantes

Lucimar (Ingrid Gaigher) em 'Vale Tudo'
Lucimar (Ingrid Gaigher) em 'Vale Tudo' Imagem: Fábio Rocha/Globo

Continua após a publicidade

Belize Pombal, Karine Telles e Ingrid Gaigher foram ótimas escolhas para assumirem respectivamente Consuelo, Aldeíde e Lucimar. Divertido e irreverente, o trio de atrizes não passa despercebido sempre que aparecem na novela. Merece menção também a escalação de Lucas Leto para viver Sardinha.

De Gildo para Gilda

Gildo (Fernando Almeida) agora é Gilda (Letícia Vieira) em 'Vale Tudo'
Gildo (Fernando Almeida) agora é Gilda (Letícia Vieira) em 'Vale Tudo' Imagem: Divulgação/Globo


Foi uma ótima ideia mudar o gênero do personagem, que Raquel impede que siga uma vida no crime. O fato de termos Gilda em vez de Gildo pode ajudar o público a traçar um paralelo mais claro da relação maternal que Raquel estabelece com a garota em comparação com a interação que a heroína tem com a própria filha, Maria de Fátima. Letícia Vieira é uma atriz promissora e tem ótima química em cena com Taís Araujo.

Erros

Maria de Fátima ser influencer

Continua após a publicidade
Maria de Fátima (Bella Campos) em 'Vale Tudo'
Maria de Fátima (Bella Campos) em 'Vale Tudo' Imagem: Fábio Rocha/Globo

Embora a intenção de Maria de Fátima desejar ser influencer seja muito boa, faltou adaptar essa ambição na trilha da personagem. A filha de Raquel se envolveu em mais ações para ser modelo, como acontecia na primeira versão de "Vale Tudo", do que investiu esforços para se tornar uma influenciadora. Ficou esquisito.

Odete Roitmann

Ainda é cedo para falar sobre a performance de Débora Bloch, mas logo em suas primeiras cenas, a autora Manuela Dias optou por modificar uma sequência que ajudava a mostrar um lado menos frio e mais interessante da vilã.

Na versão original de "Vale Tudo", Odete recebia o neto Tiago com mais afeto, o que expunha um lado humano da empresária. No remake, Odete se manteve distante e só faltou enxotar o garoto quando ele aparece de surpresa para vê-la.

Continua após a publicidade

Tomorrow Lab

De fato, ter uma revista como um dos principais cenários da novela não faria sentido em 2025. Porém, a Tomorrow Lab pouco se parece como uma agência de conteúdo da vida real.

É pouco verossímil ver Solange, uma diretora de criação, atuando como fotógrafa, produtora de locação e até editora de vídeo. Faltou pesquisar com mais profundidade a dinâmica desse tipo de empresa.

Eugênio

Sérgio Mamberti e Luís Salém como Eugênio em 'Vale Tudo'
Sérgio Mamberti e Luís Salém como Eugênio em 'Vale Tudo' Imagem: Divulgação/Globo

Continua após a publicidade

Um dos destaques de "Vale Tudo" original, o mordomo perdeu a personalidade. Se antes ele era um cinéfilo que sempre fazia referências a filmes clássicos, agora o Eugênio não tem uma grande característica, o que é uma pena, pois Luís Salém poderia brilhar mais com um personagem mais bem desenvolvido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.