'Maníaco do Parque' é entretenimento sob medida para o público do streaming
A popularização das plataformas de streaming gerou uma enorme oferta de conteúdos e acostumou o público a querer sempre novidades. Nessa lógica de consumo desenfreado, pipocam produções feitas para satisfazer o anseio dos assinantes, que estão sempre ávidos para ver mais um filme ou maratonar mais uma série mesmo que esses projetos não priorizem a originalidade. Esse é o caso do longa "Maníaco do Parque", produção original da Amazon Prime Video que estreou nessa sexta-feira (18).
Alternando uma trama fictícia em que Helena (Giovanna Grigio), uma jovem jornalista, investiga uma série de assassinatos de mulheres com fatos verídicos que mostram como o motoboy Francisco de Assis Pereira (Silvero Pereira) atraía e matava suas vítimas, "Maníaco do Parque" segue a fórmula de filmes policiais norte-americanos em que acompanhamos a caçada a um criminoso. Bem dirigido por Maurício Eça e com um elenco estelar, o longa é eficaz em sua proposta: relembrar a história de um dos maiores serial killers brasileiros para um público que consome vorazmente conteúdos baseados em crimes reais.
"Maníaco do Parque" opta por não esmiuçar a complexidade psicológica de Francisco de Assis Pereira, nem explora profundamente a vida das vítimas e de seus familiares. O gênero policial dá o tom da narrativa, transformando o filme em entretenimento simples e puro. A escolha por desenvolver um longa mais palatável e acessível para dialogar as grandes massas, no fundo, é uma qualidade, já que o cinema nacional nem sempre se preocupou em se comunicar com os espectadores.
Com uma boa atuação de Silvero Pereira, "Maníaco do Parque" tem potencial de ser um hit e de virar assunto nas rodas de conversas e nas redes sociais. Pelo menos, até o próximo lançamento de um filme ou de uma série true crime. Afinal, a curiosidade mórbida do público é insaciável e precisa ser sempre alimentada, de tempos em tempos, por um novo projeto sobre algum crime chocante.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Jose Paulo Alves de Oliveira
Se fosse uma produção enlatada dos maníacos dos USA, seria só aplausos. Essa síndrome de vira lata afeta minha capacidade de análise.
Jose Fernando Gomes
O filme tinha tudo para ser bom mas infelizmente achei bem fraco justamente por não se aprofundar na mente do Maniaco e apresentar as historias das vitimas , um filme que vc assiste e descarta da mente.
Ivete Aparecida Biral
Adorei o filme. Prende nossa atenção do começo ao fim. Atores ótimos: o Francisco e a jornalista.