SBT erra ao produzir nova temporada de The Voice Brasil

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Pouco antes do Carnaval, Daniela Beyruti confirmou em entrevista ao colunista Flávio Ricco que o SBT adquiriu os direitos para realizar The Voice Brasil, que teve 12 temporadas produzidas e exibidas pela Globo. A emissora da família Marinho abriu mão do talent show em 2023 quando o formato enfrentava desgastes e a audiência e a repercussão já eram pífias.
É difícil entender a lógica por trás dessa decisão do SBT de investir em um produto que foi tão amplamente explorado pela concorrência, que produziu oito temporadas da versão infantil e duas edições com competidores acima dos 60 anos. Se The Voice já não interessava ao público na Globo, por que as pessoas ligarão a TV para ver esse formato no SBT, que enfrenta uma fuga sem precedentes de espectadores?
Como quase todo talent show, The Voice possui uma estrutura engessada e é complexo promover alterações em sua dinâmica para atrair a atenção do público sem que isso descaracterize o programa. Além disso, quais grandes nomes da música brasileira o SBT vai conseguir atrair para compor o corpo de jurados? Os artistas mais populares já fizeram parte do elenco de The Voice Brasil na Globo e é pouquíssimo provável que algum cantor de muito renome aceite fazer parte do formato numa emissora que proporciona menos visibilidade.
Há chances enormes de o SBT passar vergonha com uma nova temporada de The Voice Brasil, porque as comparações com a versão da Globo serão inevitáveis e, como não houve tempo para que o formato descansasse o suficiente, a audiência, certamente, não incomodará a Record, que hoje é a principal pedra no sapato do canal da família Abravanel.
Se a direção do SBT entende que o caminho para recuperar o prestígio e a audiência é investir em formatos consagrados no exterior, é melhor se inspirar na estratégia da Record que marcou um golaço ao produzir o Acerte ou Caia, uma reedição de um formato que a Band havia explorado entre 2012 e 2013, e comprou os direitos para produzir localmente o game show belga 99 To Beat e o misto de dating e talent show Flirty Dancing, ambos ficarão sob o comando do casal Felipe Andreoli e Rafa Brittes.
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