'Mania de Você' e as (muitas) razões que explicam o fracasso da novela

Ler resumo da notícia
Cercada de expectativas, a novela "Mania de Você" estreou em setembro com a missão de levantar a audiência do horário nobre. Os índices haviam empacado na casa dos 25 pontos durante a exibição do remake de "Renascer", e a Globo esperava voltar a atingir a casa dos 30 pontos com a trama de João Emanuel Carneiro, que vinha embalado pelo sucesso de "Todas as Flores" no Globoplay.
A promessa de "Mania de Você" ser um novo fenômeno no estilo "Avenida Brasil" não se concretizou e o Ibope da faixa das 21 horas caiu ainda mais. "Mania de Você sofreu para ultrapassar os 22 pontos de média e vai encerrar sua exibição nesta semana com o nada honroso título de "a novela das nove menos assistida de todos os tempos". Abaixo, listamos os motivos que justificam o flop de "Mania de Você".
Trama confusa, protagonistas idem
Os quatro protagonistas da história eram movidos pela obsessão que um tinha pelo outro. Daí o título da novela: "Mania de Você". Essa premissa de difícil compreensão somada a falta de motivações claras que explicassem a obsessão de Luma (Agatha Moreira), Mavi (Chay Suede), Viola (Gabz) e Rudá (Nicolas Prattes), gerou desinteresse do público, que não conseguia se identificar com nenhum personagem.
Com a proposta de alternar a torcida do público entre Viola e Luma, "Mania de Você" borrou os limites entre mocinha e vilã e confundiu a cabeça dos espectadores. Resultado: Viola ganhou a rejeição da audiência por ter roubado o amor da vida da amiga, Rudá, e ter assumido uma vida que, teoricamente, estava predestinada a Luma. Mavi, que era para ser o grande malvado da história, despertou a simpatia das pessoas e se tornou o herói do folhetim enquanto Rudá foi totalmente desprezado.
Cadê a história de amor?

O grande romance de "Mania de Você" deveria ser entre Viola e Rudá, que teriam que enfrentar as armações de Luma e Mavi para viverem felizes para sempre. O problema é que a construção desse relacionamento foi falha. Como torcer por Viola e Rudá se ambos traíram a confiança de Luma, que fazia de tudo pelos dois? O público não comprou essa história, mas, mesmo assim, "Mania de Você" insistiu —em vão— durante boa parte do tempo em emplacar esse casal.
Excesso de maldade
Havia um grande número de personagens de caráter duvidoso e que estavam dispostos a fazer tudo para se dar bem em "Mania de Você". Em contrapartida, faltavam personagens de bom coração para quem o público pudesse torcer. Esse desequilíbrio afastou o espectador, que foi acostumado a ver novelas em que havia mocinhos com quem pudesse se identificar.
Falta de bons núcleos paralelos

Desde sua primeira novela, "Da Cor do Pecado" (2004), João Emanuel Carneiro sempre desenvolveu bons núcleos paralelos, que conseguiam prender a atenção do espectador tanto quanto a trama principal. Em "Mania de Você" nenhum núcleo paralelo funcionou e atrizes de prestígio e talento, como Mariana Ximenes, Eliane Giardini e Thalita Carauta, foram totalmente desperdiçadas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.