Cabo Canaveral: no parque da Nasa você pode virar astronauta por um dia

Fazer treinamento de astronauta, ver de perto o ônibus espacial Atlantis e simular uma viagem a Marte. Apaixonados pelos mistérios do espaço enlouquecem com a visita à Nasa, na Flórida. É possível até ver o lançamento de um foguete de verdade, já imaginou?

Essas são algumas das experiências do Kennedy Space Center, o parque da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida. Foram mais de 80 lançamentos espaciais em 2024, e mais de 100 estão programados para 2025.

Junto do complexo da agência espacial, com a base de lançamento, está o parque temático Kennedy Space Center, que, em vez de brinquedos sobre filmes e desenhos, tem simuladores que levam ao espaço, e, no lugar de encontro com personagens, a selfie poderá ser feita com um astronauta de verdade.

Todos os dias, há eventos com astronautas que já foram ao espaço
Todos os dias, há eventos com astronautas que já foram ao espaço Imagem: Divulgação

Para encontrar com esses profissionais é preciso participar de eventos específicos no parque, pagos à parte, como o Chat With An Astronaut. Todos os dias um astronauta está no anfiteatro para contar histórias sobre as missões em apresentações abertas a perguntas da plateia.

Também são organizadas festas com a presença de astronautas, como a comemoração noturna Kennedy Under the Stars. O evento temático focado nas galáxias tem brinquedos abertos durante a noite, DJ e iluminação especial. O visitante pode ainda se fantasiar com a temática interplanetária e espacial, mas sem máscaras e brinquedos que se pareçam com armas.

Continua após a publicidade
Conversar e tirar fotos com os astronautas são destaque dos eventos especiais
Conversar e tirar fotos com os astronautas são destaque dos eventos especiais Imagem: Divulgação

Pousar em Marte

Quatro simuladores do parque são disputados na atração Gateway: The Deep Space Launch Complex. Entre eles, está a viagem a Marte. O simulador dá um gelo no estômago ao mostrar como é a saída da Terra e o pouso no planeta vermelho.

Além dos simuladores, no complexo Gateway há vários painéis que mostram como é o controle de uma espaçonave, como são as cápsulas espaciais e os lançamento de satélites.

Na área dedicada a Marte, há simuladores e equipamentos utilizados na exploração do planeta vermelho
Na área dedicada a Marte, há simuladores e equipamentos utilizados na exploração do planeta vermelho Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Já o Centro Apollo - Saturn V dá uma aula sobre o evento que marcou o mundo, a chegada do homem à lua. É possível ver de perto um dos foguetes Saturn V.

Que tal ver um foguete de pertinho? É possível no setor que conta a história da chegada à Lua
Que tal ver um foguete de pertinho? É possível no setor que conta a história da chegada à Lua Imagem: Divulgação

No total, 13 foguetes do tipo foram lançados entre 1967 e 1972, sendo este um dos três restantes nos Estados Unidos. As imagens da era Apollo são projetadas na lateral do veículo.

Cápsula original da Apollo 14
Cápsula original da Apollo 14 Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

Snoopy astronauta

Crianças ficam malucas não só com os foguetes reais, mas com atrações desenhadas para elas, como simuladores de lançamento, painéis coloridos de controle e visita a uma estação espacial.

O túnel que simula uma estação espacial é uma atração pensada para o público infantil. Mas adultos curiosos também se enfiaram por lá. Entrar engatinhando no túnel bem estreito, no entanto, dá uma certa aflição e uma ponta de arrependimento no meio do caminho.

Passando pelo túnel que simula uma estação espacial dá para ter uma noção dos espaços apertados aos quais os astronautas são submetidos
Passando pelo túnel que simula uma estação espacial dá para ter uma noção dos espaços apertados aos quais os astronautas são submetidos Imagem: Divulgação

Continua após a publicidade

Planet Play é um espaço interativo de brinquedos e tecnologia para crianças de 2 a 12 anos. Além de jogos e brinquedos, há réplicas de planetas e constelações, entre outras atrações espaciais. Difícil é convencer o pequeno a sair de lá, pois ainda tem muito a descobrir no complexo, como o show do Snoopy

O Planet Play é um espaço interativo pensado para as crianças
O Planet Play é um espaço interativo pensado para as crianças Imagem: Divulgação

Embora tenha sido desenhado para os pequenos, o espetáculo da trupe envolve e emociona adultos. A apresentação de marionetes com os personagens do Snoopy se chama All Systems Are Go e acontece no Universe Theatre, o teatro do complexo.

Fofura! No espetáculo da turma do Snoopy, eles são convocados para uma missão da Nasa
Fofura! No espetáculo da turma do Snoopy, eles são convocados para uma missão da Nasa Imagem: Divulgação

Continua após a publicidade

Além de Snoopy e Woodstock, o pássaro companheiro, a aventura no espaço conta com Charlie e Sally Brown. Na história, eles são convocados para uma missão da Nasa. No desenrolar do show, há ainda uma apresentação de Schroeder, o pianista fofo da trupe.

Atlantis e treinamento para astronauta

A atração Shuttle: A Ship Like No Other conta a história do ônibus espacial Atlantis, o primeiro a ser construído para retornar inteiro à Terra com a tripulação. Atlantis, de 1985, foi ao espaço 33 vezes. Aposentada em 2011, a nave original, gigantesca, está em exposição com portas abertas e motores à mostra. É realmente impressionante.

Sim, é real! A Atlantis impressiona os visitantes
Sim, é real! A Atlantis impressiona os visitantes Imagem: Divulgação

Com a ajuda de simuladores de alta tecnologia, é possível ainda atracar e pousar o ônibus espacial, assim como um astronauta. O visitante aprende a pilotar, incluindo a acoplagem na Estação Espacial Internacional e o pouso no Centro Espacial Kennedy.

Continua após a publicidade
Um dos simuladores do Kennedy Space Center
Um dos simuladores do Kennedy Space Center Imagem: Divulgação

Já a atração Heroes & Legends, junto com o U.S. Astronaut Hall of Fame, conta a história de astronautas relevantes e viagens espaciais.

No complexo, o visitante ainda pode observar protótipos de máquinas espaciais expostas, como um carro projetado para andar em Marte, roupas originais de astronautas e o icônico Rocket Garden, um jardim de foguetes reais, pelo qual se caminha logo na entrada

Os trajes usados pelos astronautas estão em exposição
Os trajes usados pelos astronautas estão em exposição Imagem: Divulgação

Continua após a publicidade

E claro, tem a loja do parque, que é uma atração. Lá, são encontradas desde comida espacial até réplicas perfeitas de naves, além do melhor souvenir, um Snoopy astronauta.

Quem tiver mais tempo para visitar o complexo pode incluir o treinamento de astronauta, que demora 5 horas. O programa Astronaut Training Experience é agendado e pago à parte. Ele simula uma expedição a Marte, em que a equipe é dividida para realizar cada etapa da missão.

Visitantes praticam habilidades de acoplagem, podem "navegar por Marte" e ter a sensação de realizar uma caminhada espacial em um ambiente de microgravidade.

Como nos filmes: treinamento inclui simulações de situações vividas pelos astronautas
Como nos filmes: treinamento inclui simulações de situações vividas pelos astronautas Imagem: Divulgação

Programe-se com novidades

O complexo em Cabo Canaveral fica a 45 minutos de carro do aeroporto de Orlando. Normalmente, funciona das 9h às 17h, mas em algumas datas e feriados norte-americanos pode mudar, portanto, o ideal é checar.

Continua após a publicidade

Se o visitante conseguir, o melhor é programar a visita em dias de lançamentos, que estão no site do complexo, e, assim, presenciar eventos históricos.

Imagem
Imagem: Divulgação

Para melhorar a experiência dos lançamentos, neste primeiro trimestre de 2025 será inaugurado um observatório 360 graus. O local também terá exposições imersivas como o Rocket Build Interactive, que permitirá projetar e lançar foguetes virtuais.

A visita ao parque dura o dia todo, e o visitante pode almoçar por lá, com tudo pago à parte. O complexo não recebe dinheiro em espécie, mas cartão de crédito ou débito.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.