Fala, João: tenista diz o que deu certo e errado em derrota na Austrália
O brasileiro João Fonseca celebrou a campanha promissora no início de 2025 e fez um raio-x da sua atuação na derrota para o italiano Lorenzo Sonego, número 55 do mundo, na segunda rodada do Australian Open.
Contando com o jogo de hoje, foi uma gira muito boa. Na verdade foi excepcional, entrando no top 100 [provisoriamente], fazendo 15 jogos consecutivos, 14 vitórias, uma derrota. Obviamente muito dura a derrota de hoje, mas tirando como aprendizado.
Hoje contou experiência, físico. Meu primeiro jogo que realmente foi 5 sets, então feliz de ter aguentado fisicamente. Mentalmente, muito difícil o jogo, um jogador depois de ter jogado com o TOP 10, jogando com o TOP 50, que eu já ganhei. Era um superfície diferente, um jogador intenso, sabia que seria um jogo difícil.
O primeiro set foi muito bom, conseguindo me soltar um pouco. Segundo e terceiro set eu não consegui me soltar direito, não consegui jogar bem. Na verdade eu não consegui jogar bem a partida inteira, eu diria, mas consegui ir adaptando. Meu saque hoje não foi muito bom, então isso que é o legal. Conseguimos jogar com jogadores 50 do mundo, não jogando nosso melhor, mas conseguimos fazer um bom jogo por resultado e feliz com a forma que eu lutei.
Só tenho a agradecer a torcida brasileira que compareceu, que torceu pela televisão. Me deu muita força esse torneio, não só esse torneio, mas em todos os meus jogos. Então muito feliz, só tenho a agradecer pelas oportunidades que estão surgindo e seguir trabalhando para cada vez mais estar preparado para esses dias, esses jogos. Trabalhando para estar melhor no ranking. Vamos com tudo e seguir.
João Fonseca
O que aconteceu
Fonseca lutou do início ao fim, mas não resistiu e foi derrotado por 3 sets a 2, parciais de 7(8)/6(6)/ 3/6, 1/6, 6/3 e 3/6. O italiano neutralizou as principais armas do brasileiro e virou em partida de 3h37min.
O carioca de 18 anos disputou um Grand Slam pela 1ª vez e bateu um top 10 na estreia. Vindo do classificatório e em 112º do ranking, ele estreou na chave principal contra Andrey Rublev e descpachou o russo, atual nº 9 do mundo, por 3 sets a 0.
Fonseca teve a sua primeira derrota após conquistar dois títulos em 2025. Ele havia chegado para a partida contra Sonego com 14 vitórias seguidas e sem ter sido derrotado em nenhum set sequer. Antes do Aberto da Austrália, conquistou o Next Gen e o Challenger de Camberra.
O fenômeno brasileiro volta à quadra para o Challenger 125 de Quimper, na França. A competição será disputada entre 21 e 26 e janeiro, durante a segunda semana do Australian Open, e deve servir de preparação para a Copa Davis, que também ocorre em território francês.
Fonseca ocupa provisoriamente a 98ª posição, mas ainda não é possível cravar a entrada dele no top 100. Os chamados "live rankings" mostram que, neste momento, o novo fenômeno da modalidade está subindo 14 colocações. Ele aguarda o desfecho do Australian Open para ter a confirmação, já que o próximo ranking só será divulgado ao fim da competição, no dia 27 de janeiro.
O que mais ele disse
Não era favorito: "Eu estava nervoso desde o começo do jogo. Na minha cabeça eu não era favorito, mas tinha bastante chance de ganhar. Infelizmente não consegui jogar solto e bater forte na bola, dando winners como eu gosto de fazer".
Nervosismo na quadra: "Baixei um pouco a intensidade. Meu saque baixou o nível e isso foi me preocupando. O nervosismo não estava me deixando jogar, enquanto ele foi jogando melhor, eu não conseguia me soltar".
13 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Arnaldo Michel Sola
Grandes declarações de um menino ainda começando. Temos que levar em consideração o aprendizado, ninguém joga 5 sets num Open com essa idade sem sentir…. Primeiro jogo dele de 5 sets….. e tudo que ele falou depois…. esse moleque vai longe! Parabéns.
Edson Shigueru Sakai
Sua técnica de saque com toss (lançamento) muito alto, pernas bem flexionadas sem muito jogo de pés, é diferente da maioria, pra mim, era surpreendente seu índice de acerto, talvez, ele tenha que rever esta técnica para partidas muito longas, meu temor era justo ele chegar ao quinto set , ele já teve uma "pane" no terceiro, o italiano ganhou tanto numa técnica mais consistente como no famoso "mental". O consultor de bio mecânica da Sabalenka acha que uma coisa leva a outra, o que concordo, parabéns ao João, e que esta técnica "New Gen" dele possa gerar frutos.
Wilson Fernandes de Lima
Primeiro serviço deixou o João Fonseca na mão. Na quadra rápida é fatal.