Topo

OPINIÃO

Colunistas: Ceni é o único técnico brasileiro capaz de parar Abel Ferreira?

Rogério Ceni gesticula durante São Paulo x Palmeiras, jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF
Rogério Ceni gesticula durante São Paulo x Palmeiras, jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

24/06/2022 11h43

O São Paulo de Rogério Ceni acabou ontem (23) com uma invencibilidade de 19 jogos do Palmeiras de Abel Ferreira ao vencer o primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil por 1 a 0, no Morumbi. Foi o segundo Choque-Rei seguido, sendo que na segunda-feira (20), pelo Brasileiro, o time tricolor esteve à frente no placar até os acréscimos do segundo tempo.

Diante dos recentes duelos entre as equipes, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: Rogério Ceni é o único técnico brasileiro capaz de parar Abel Ferreira? Confira as respostas:

É o que tem demonstrado isso com mais frequência, afinal duas das quatro derrotas do Palmeiras no ano aconteceram para o São Paulo de Rogério, no Morumbi. A questão é se ele, dessa vez, conseguirá manter o desempenho na partida fora de casa.
ALICIA KLEIN

É o que tem demonstrado com mais frequência, desde o Flamengo. Mas o atropelo na final do Paulista é uma mancha que só será apagada se sair do Allianz classificado na Copa do Brasil. Falta muito tempo, mas sem Arboleda e com o retrospecto ruim como visitante na temporada, parece improvável.
ANDRÉ ROCHA

Não. O Palmeiras já perdeu alguns jogos na temporada e perderá outros, para outros técnicos. A questão é: qual técnico terá capacidade de montar um time mais competitivo e regular do que o Palmeiras?
ANDREI KAMPFF

De fato, Ceni tem sido uma pedra no sapato de Abel. Mas lembremos que Dorival Júnior, à frente do Ceará, também o derrotou e que Jair Ventura e Fernando Diniz, no comando de Goiás e Fluminense, empataram com o Palmeiras em Goiânia e em São Paulo.
JUCA KFOURI

Lógico que não. Abel não é um gênio, uma esfinge. Cuca foi campeão brasileiro no ano passado. E o São Paulo tem conseguido bons resultados em todos os clássicos, não apenas contra o Palmeiras.
MENON

Hoje, em um mata-mata - e não em um jogo qualquer -, sim. Mas é preciso acompanhar a evolução de Dorival no Flamengo. Se ele encaixar, pode superar Abel até que com certa facilidade. O elenco rubro-negro é melhor que o do Palmeiras.
MILTON NEVES

Não. Todos que jogarem contra o Palmeiras têm chance de parar Abel numa partida. No começo do Brasileirão, por exemplo, Dorival Júnior parou Abel e levou o Ceará a vencer o Alviverde no Allianz Parque.
PERRONE

Não. O único não. Isso depende do contexto das equipes na semana do jogo, e diversos outros treinadores podem criar estratégias para anular o Palmeiras, como Ceni fez ontem. Ele é sem dúvidas o que consegue fazer isso mais vezes desde que Abel chegou ao Brasil.
RODRIGO COUTINHO

Não. Rogério Ceni perdeu de 4 a 0 final paulista e, por ora, conseguiu uma ótima vitória (e não definitiva) no jogo de ida na Copa do Brasil, resultado que precisa ser confirmado no Allianz. O Palmeiras tem mais time e melhor técnico que todos os rivais nacionais, São Paulo de Rogério Ceni incluso, mas não é imbatível e, num mau dia, pode perder para qualquer um, como perdeu, em casa, para o Ceará de Dorival Júnior.
VITOR GUEDES