Topo

Eurocopa - 2021

Itália vence a Suíça, mantém 100% e se classifica na Eurocopa

Manuel Locatelli comemora gol da Itália contra a Suíça, pela segunda rodada da Eurocopa - Getty Images
Manuel Locatelli comemora gol da Itália contra a Suíça, pela segunda rodada da Eurocopa Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/06/2021 17h52

A Itália é a primeira seleção a se classificar para as oitavas de final da Eurocopa. A Azzurra venceu a Suíça por 3 a 0 na tarde de hoje, no Estádio Olímpico de Roma, pela segunda rodada do Grupo A, e garantiu vaga antecipada para o mata-mata da competição.

O nome do jogo foi Manuel Locatelli. O meia de 23 anos brilhou ao anotar dois gols do triunfo nesta quarta-feira. Immobile completou o resultado.

É o 29º jogo consecutivo sem derrota da seleção comandada por Roberto Mancini. Rafael Toloi, ex-zagueiro do São Paulo naturalizado italiano, fez a sua estreia na Euro e participou do terceiro gol da equipe.

Com o resultado, a Itália mantém 100% de aproveitamento na competição e lidera o Grupo A, com seis pontos. O País de Gales, que venceu a Turquia no outro jogo da chave, é o segundo, com quatro. Suíça, com um ponto, está em terceiro. Os turcos são os únicos que ainda não pontuaram na chave.

A Itália fecha a participação na fase de grupos no domingo (20), contra País de Gales. No mesmo dia, a Suíça enfrenta a Turquia.

O jogo

Mais uma vez diante da própria torcida, a Itália não decepcionou. Ao longo dos 90 minutos, os italianos ditaram o ritmo da partida.

A primeira boa chance veio aos 19 minutos. Chiellini aproveitou bola sobrada após cobrança de escanteio e mandou para o gol. O árbitro de vídeo, no entanto, sinalizou toque de mão do zagueiro e anulou o lance.

Pouco depois, aos 25, veio o gol — desta vez, validado. Locatelli iniciou jogada com Berardi na direita, invadiu a área e recebeu cruzamento para completar para a rede.

A vantagem no placar deu tranquilidade ao time da casa, que ampliou logo na volta do intervalo, aos seis minutos do segundo tempo. Locatelli recebeu novo passe de Berardi, girou para cima da marcação e bateu no canto esquerdo de Sommer para fazer 2 a 0.

A vitória já estava encaminhada quando Immobile definiu o placar, aos 43. Depois de roubada de bola de Toloi, o atacante recebeu pela direita e conseguiu bela finalização para anotar o terceiro gol dos italianos.