Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Inglaterra venceu a Itália apenas uma vez no século XXI

Scamacca e Maguire brigam pela bola em Itália x Inglaterra, jogo da Liga das Nações - Shaun Botterill/Getty Images
Scamacca e Maguire brigam pela bola em Itália x Inglaterra, jogo da Liga das Nações Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

Itália e Inglaterra se enfrentam na tarde de hoje (23), em partida válida pela quinta rodada da Liga das Nações. Se for levado em conta o retrospecto no século XXI, os italianos têm boa vantagem.

Dos anos 2000 para cá, são nove jogos entre as duas seleções, com apenas uma vitória para os ingleses, três para a Itália e cinco empates — entre eles a final da Eurocopa 2021, vencida pelos italianos.

Além disso, a Inglaterra não vence há cinco jogos — quatros empates e uma derrota. Essa é a sua pior sequência na história do confronto.

Agora quando o assunto são todas as partidas entre as duas equipes, os números são mais equilibrados. Ao todo, são 29 jogos com 10 vitórias da Itália, 8 vitórias dos ingleses e 11 empates.

O confronto mais importante que as seleções já tiveram foi justamente a Eurocopa do ano passado, na qual os comandados de Roberto Mancini venceram nas penalidades em pleno Wembley.

Apesar do título, a Itália não se classificou para a Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva, enquanto a Inglaterra estará no Qatar para a disputa do Mundial.

Quanto o assunto é Liga das Nações, as duas seleções estão em uma situação complicada. A Inglaterra é a lanterna do Grupo 3, com apenas dois pontos somados em quatros jogos. Já os italianos estão na terceira colocação, com cinco pontos.

O confronto entre eles é muito importante para as duas equipes, mas principalmente para os ingleses, que precisam afastar de vez a possibilidade de rebaixamento.

Por ironia, o 'grupo da morte' com Inglaterra, Itália e Alemanha é liderado pela Hungria. Dessa forma, é mais provável que uma dessas três equipes caia para a segunda divisão da Liga das Nações. Já que para o húngaros serem rebaixados é necessário uma combinação de resultados nas próximas duas rodadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o treinador da Itália é Roberto Mancini. O erro já foi corrigido.