Topo

Vasco

Julgamento sobre eleição do Vasco será dia 17; TJ-RJ indica erro no sistema

Eleição do Vasco teve contagem de votos mesmo com decisão judicial que suspendeu o pleito - Bruno Braz / UOL Esporte
Eleição do Vasco teve contagem de votos mesmo com decisão judicial que suspendeu o pleito Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/12/2020 16h09

O julgamento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sobre a validade da eleição do Vasco realizada no dia 7 de novembro acontecerá, de fato, no dia 17 deste mês. Mais cedo, o site do órgão apontava que a decisão seria no dia 10, mas, posteriormente, foi confirmada a data anterior e alegado um "erro no sistema".

O julgamento esteve em pauta nos últimos dias e quase aconteceu apenas no ano que vem, após Faués Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Cruz-Maltino, se opor ao modelo, que não previa manifestações dos advogados das partes. O pedido, porém, foi retirado ontem (4) e o processo teve continuidade.

"O julgamento ocorrerá no dia 17/12, conforme consta nos autos do processo. Por conta de um erro no sistema essa data acabou sendo trocada. O julgamento segue no dia 17 de dezembro, no horário de 13:30", explicou o TJ-RJ, em nota.

A decisão do TJ-RJ acontecerá no dia 17, sem argumentações dos advogados, com as partes podendo apenas acompanhar a sessão on-line e os votos dos cinco desembargadores.

O julgamento promete ser um ponto final na batalha judicial que se tornou a escolha do novo presidente do Vasco. Houve duas eleições, uma no dia 7, de forma presencial, em São Januário, e uma no dia 14, de maneira híbrida. A primeira apontou Leven Siano, da chapa "Somamos", com mais votos, e a segunda, indicou Jorge Salgado, da "Mais Vasco", como vencedor.

O pleito do dia 7 aconteceu após uma decisão do desembargador Camilo Ribeiro Ruliére, na noite anterior. Na noite seguinte, porém, com a eleição em andamento, uma movimentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o evento.

Diante da decisão judicial e em meio a idas e vindas sobre a continuidade da votação, as chapas "No Rumo Certo", de Alexandre Campello, "Mais Vasco", de Jorge Salgado, e "Sempre Vasco", de Julio Brant, se retiraram do pleito. "Somamos" e "Aqui é Vasco", de Sergio Frias, permaneceram e realizaram a apuração, que apontou Leven Siano com mais votos.

No dia 14, houve outra eleição, entre "Mais Vasco" e "Sempre Vasco". Leven Siano afirmou que não iria corroborar com tal movimento e retirou a chapa da corrida eleitoral, tendo o apoio de Sérgio Frias. Alexandre Campello foi outro a retirar candidatura. Jorge Salgado foi apontado como vencedor.

Vasco