Topo

Vasco

TJ-RJ antecipa agenda e vai dar parecer sobre eleição do Vasco na quinta

Sócios votam na eleição do Vasco no ginásio de São Januário - Alexandre Araújo / UOL Esporte
Sócios votam na eleição do Vasco no ginásio de São Januário Imagem: Alexandre Araújo / UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/12/2020 11h31

Um dos capítulos mais importantes do imbróglio jurídico do processo eleitoral do Vasco vai acontecer uma semana antes do esperado. Inicialmente marcado para o dia 17 de dezembro, o julgamento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) sobre a validade do pleito realizado no dia 7 de novembro será na próxima quinta-feira.

O julgamento esteve em pauta nos últimos dias e quase aconteceu apenas no ano que vem, após Faués Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Cruz-Maltino, se opor ao modelo, que não previa manifestações dos advogados das partes. O pedido, porém, foi retirado ontem (4) e o processo teve continuidade.

Assim, a decisão do TJ-RJ acontecerá no dia 10, sem argumentações dos advogados, com as partes podendo apenas acompanhar a sessão on-line e os votos dos cinco desembargadores. A informação sobre a mudança da data foi publicada, primeiramente, pelo site "Esporte News Mundo" e confirmada pelo UOL Esporte.

O julgamento do TJ-RJ promete ser um ponto final na batalha judicial que se tornou a escolha do novo presidente do Vasco. Houve duas eleições, uma no dia 7, de forma presencial, em São Januário, e uma no dia 14, de maneira híbrida. A primeira apontou Leven Siano, da chapa "Somamos", com mais votos, e a segunda, indicou Jorge Salgado, da "Mais Vasco", como vencedor.

O pleito do dia 7 aconteceu após uma decisão do desembargador Camilo Ribeiro Ruliére, na noite anterior. Na noite seguinte, porém, com a eleição em andamento, uma movimentação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu o evento.

Diante da decisão judicial e em meio a idas e vindas sobre a continuidade da votação, as chapas "No Rumo Certo", de Alexandre Campello, "Mais Vasco", de Jorge Salgado, e "Sempre Vasco", de Julio Brant, se retiraram do pleito. "Somamos" e "Aqui é Vasco", de Sergio Frias, permaneceram e realizaram a apuração, que apontou Leven Siano com mais votos.

No dia 14, houve outra eleição, entre "Mais Vasco" e "Sempre Vasco". Leven Siano afirmou que não iria corroborar com tal movimento e retirou a chapa da corrida eleitoral, tendo o apoio de Sérgio Frias. Alexandre Campello foi outro a retirar candidatura. Jorge Salgado foi apontado como vencedor.

Vasco