Topo

Vasco

Bastidores do Vasco: TJ-RJ marca julgamento da eleição para 17 de dezembro

Eleição do Vasco do dia 7 teve contagem de votos mesmo com decisão judicial que suspendeu o pleito - Bruno Braz / UOL Esporte
Eleição do Vasco do dia 7 teve contagem de votos mesmo com decisão judicial que suspendeu o pleito Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/12/2020 11h37

O capítulo mais importante do imbróglio jurídico do processo eleitoral do Vasco já tem data marcada. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) agendou para o dia 17 de dezembro o julgamento virtual da eleição do clube ocorrida em 7 de novembro, de maneira presencial, em São Januário.

A importante sessão acontecerá três dias antes de recesso judiciário, que vai de 20 de dezembro até 6 de janeiro de 2021. A informação inicial foi publicada pelo Esporte News Mundo e confirmada pelo UOL Esporte.

O pleito do dia 7 aconteceu após uma liminar concedida pelo desembargador Camilo Ribeiro Rulière às 20h do dia anterior, a cerca de 12 horas antes de seu início.

Feita às pressas, a votação aconteceu até por volta das 20h, quando uma outra liminar, desta vez do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a eleição, faltando duas horas para o seu término.

Presidente da Assembleia Geral, Faues Cherene Jassus, o Mussa, então declarou o encerramento da sessão e as chapas dos candidatos Alexandre Campello, Jorge Salgado e Julio Brant se retiraram, mas os integrantes da mesa diretora que ficaram decidiram continuar mesmo com a determinação judicial.

Na contagem de votos, que não teve a presença de fiscais das chapas que foram embora, o candidato Leven Siano foi declarado vencedor.

Em seguida, Mussa convocou uma nova eleição, desta vez de maneira exclusivamente online, onde somente Jorge Salgado e Julio Brant decidiram participar, e Salgado saiu-se vencedor. No entanto, logo após o pleito, o STJ emitiu uma nova decisão revendo a sentença anterior, que suspendia o pleito do dia 7.

Atualmente há registrada na secretaria do clube duas atas de eleições, a do dia 7 e a do dia 14.

Vasco