Topo

Santos aproveita erros do Athletico e é único paulista a vencer na rodada

Do UOL, em São Paulo

16/08/2020 21h41

O Santos entrou em campo na Vila Belmiro na noite deste domingo (16) com uma pressão a mais do que a má fase do clube, o elenco enfraquecido pós-retomada do futebol, a conturbada saída do técnico Jesualdo Ferreira e o trabalho recém-iniciado de Cuca no banco de reservas: na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, nenhum paulista ainda tinha vencido. Sorte para o clube que o rival, o Athletico-PR, não mostrou o futebol das duas primeiras rodadas.

Aproveitando os erros paranaenses, o Santos venceu por 3 a 1, gols de Soteldo, Felipe Jonatan e Marinho. Abner descontou para os visitantes. O triunfo do time comandando pelo técnico Cuca faz com que o clube deixe as última colocações do torneio nacional e chegue aos 4 pontos; já a equipe paranaense estaciona nos seis pontos, porém permanece em uma boa posição na tabela de classificação.

Agora, as duas equipes focam suas atenções para os duelos da próxima rodada do torneio nacional. Enquanto o Peixe atua fora de casa diante do Sport, o Athletico encara o Palmeiras, que ainda não conseguiu vencer nesta edição do Campeonato Brasileiro.

Único paulista vitorioso na rodada

Além dos três pontos, o torcedor santista pode comemorar o fato ser o único time paulista que venceu na terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. isso porque neste domingo o São Paulo perdeu para o Vasco por 2 a 1 e o Bragantino para o Bahia, pelo mesmo placar, enquanto no sábado o Corinthians e Palmeiras empataram contra Grêmio e Goiás, respectivamente, por 0 a 0 e 1 a 1.

Histórico em campo?

Na história dos dois times no Campeonato Brasileiro, larga vantagem do Peixe, que derrotou o Athletico em 23 oportunidades e saiu como perdedor em apenas 12 (são mais 12 empates). O triunfo deste domingo faz com que a vantagem no histórico seja exatamente o dobro e mantenha o domínio do Peixe contra o adversário.

Dorival em isolamento

Apesar de ser o comandante do Athletico, o experiente treinador não esteve na beira do gramado dando ordens aos jogadores pois foi diagnosticado recentemente com Covid-19. Por isso, quem dirigiu o time foi Lucas Silvestre, seu filho que trabalha junto com ele desde 2010.

Os Melhores: Soteldo e Marinho

Quase sempre Soteldo é um dos principais nomes do Santos em uma partida e hoje não foi diferente: o time jogava mal e foi dele o gol que abriu o marcador e mudou a história do confronto. Além disso, sua capacidade de driblar e ganhar do adversário no mano a mano ajuda na construção ofensiva do time e oferece maior espaço aos seus companheiros.

Vale destacar também a grande atuação de Marinho, que marcou o terceiro gol, deu assistência para o primeiro e dificultou a marcação dos defensores adversários.

O Pior: Lucas Halter

O zagueiro do CAP não fez uma partida ruim taticamente, porém foi um erro dele que originou o primeiro gol do Peixe. A bobeada custou não apenas a mudança no placar com a mudança de postura das duas equipes, já que os donos da casa se sentiram mais confiantes para atacar e o Athletico perdeu em intensidade e qualidade ofensiva. Para deixar a situação ainda pior, foi também um erro dele que originou o terceiro tento santista.

Atuação do Santos

O grupo comandado por Cuca não teve uma boa atuação neste domingo, principalmente no primeiro tempo, com pouca criatividade e nítida falta de intensidade no ataque, porém soube aproveitar muito bem as chances oferecidas pelo Athletico.

Atuação do Athletico-PR

Mesmo jogando fora de casa, o CAP fez questão de ter a posse de bola e ditar o ritmo do jogo, porém a falta de qualidade nas finalizações dificultaram o domínio no placar. Além disso, um erro defensivo foi o suficiente pra mudar o destino da partida, atrapalhando os planos do time panaense.

História do Jogo

O Santos começou a partida com uma postura mais defensiva do que o esperado, não conseguindo criar no sistema ofensivo e apenas observando o Athletico ditar o ritmo do jogo. A posse de bola era na sua maioria do clube visitante e aos poucos a equipe paranaense conseguiu se infiltrar na defesa do Peixe.

A falta de atitude dos mandantes dava ainda mais tranquilidade para o time paranaense, que utilizava constantemente os atacantes Vitinho e Léo Cittadini para tentar furar o sistema defensivo do adversário.

No entanto, o Santos aproveitou o único erro do CAP para abrir o marcador na Vila Belmiro. Depois de um passe errado de Thiago Heleno e uma bobeada de Lucas Halter, Marinho encontrou Soteldo, que livre na área apenas precisou empurrar a bola para o fundo das redes. O gol fez muito bem para os donos da casa, que ganharam confiança e ampliaram o placar aos 39 minutos, quando Felipe Jonatan acertou um lindo chute no gol defendido pelo arqueiro rival.

Já na segunda etapa, o Peixe conseguiu encontrar um equilíbrio entre proteger a defesa e atacar com inteligência os espaços, dificultando o esquema de jogo do Athletico, tanto que o Santos esteve mais próximo de fazer o terceiro gol do que a equipe paranaense diminuir o marcador - e foi o que aconteceu.

Aos 36 minutos, Marinho aproveitou erro da defesa para deixar o seu e ampliar o marcador para o Santos, que não se incomodou com o gol de Abner, que diminuiu para o time visitante.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 ATHLETICO

Competição: Campeonato Brasileiro da Série A - 3ª rodada
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 16/08/2020
Horário: 19h45(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Alison (Santos); Richard e Lucas Silvestre (Athletico)
Gol: Soteldo, aos 28 minutos e Felipe Jonatan aos 39 do primeiro tempo; Marinho aos 36 minutos e Abner aos 41 minutos do segundo tempo

Santos: Vladimir (João Paulo); Pará, Lucas Veríssimo (Alex), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho (Jobson) e Kaio Jorge (Tailson). Técnico: Cuca

Athletico-PR: Santos; Jonathan (Khellven), Lucas Halter, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Wellington, Léo Citadini e Marquinhos Gabriel (Richard); Nikão (Geuvânio), Vinicius Mingotti (Carlos Eduardo) e Vitinho (Pedrinho). Técnico: Lucas Silvestre