Topo

Inter tem próprio 'caso Yuri Alberto' e pode perder joia para o Athletico

Dudu Scheit está sem contrato desde o final de maio e pode parar no Athletico-PR - Reprodução/Twitter @D_scheit10
Dudu Scheit está sem contrato desde o final de maio e pode parar no Athletico-PR Imagem: Reprodução/Twitter @D_scheit10

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

15/08/2020 04h00

Yuri Alberto foi contratado pelo Internacional após acordo com o Santos, que apresentou proposta de renovação ao primeiro contrato profissional e não conseguiu acerto com o jogador. Pois o clube gaúcho tem o próprio caso semelhante. Trata-se do meia Eduardo Scheit, sem contrato desde o final de maio depois de recusar oferta de novo vínculo e agora na mira do Athletico-PR. Por lei, o clube gaúcho tem direito a igualar qualquer proposta.

Scheit, 19 anos, recebeu oferta de renovação por três temporadas e comunicou oficialmente não aceitar a proposta.

Segundo apurou o UOL Esporte, o Athletico-PR já tem tratativas em andamento com o jogador. Consultado, o Inter afirma desconhecer. O cenário abre possibilidade para que exista acerto entre os clubes, com manutenção de percentual dos direitos econômicos no Beira-Rio. Mas a diretoria colorada garante que não tem acordo, ao reiterar não ter conhecimento de negociação pelo jovem.

A proposta do Inter para renovar com Scheit previa salário progressivo, a partir de R$ 7 mil, e cessão de 15% dos direitos econômicos ao próprio jogador. Multa rescisória fixada em 60 milhões de euros (R$ 385,24 na cotação atual). A oferta foi apresentada oficialmente em 5 de março deste ano. Após 18 dias, houve recusa formal por parte do estafe do atleta.

Dudu Scheit tem histórico de convocações para seleção brasileira de base, foi capitão de times do Internacional e destaque em recentes títulos das equipes inferiores do clube, mas protagoniza o imbróglio da renovação há tempos. Tanto que ficou fora da lista de inscritos do clube para Copa São Paulo de 2020.

O Internacional conquistou o título da Copinha batendo o Grêmio nos pênaltis.

Scheit é comparado a Peglow, meia-atacante da base do Inter campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira na temporada passada. Atualmente, Peglow está no elenco principal e vem sendo preparado para ser usado pelo treinador argentino Eduardo Coudet ainda em 2020.

Nas últimas duas temporadas, o Internacional reformulou as categorias de base para voltar a captar e desenvolver talentos. O projeto contou com consultoria belga e mudança em cargos decisivos do setor. Em 2020, mais de 22 jovens já foram chamados para período de treinos ao lado dos profissionais. Eduardo Coudet observa os times inferiores para ter reforços caseiros.