Topo

Palmeiras vai mal de novo e empata com o desfalcado Goiás no Allianz

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 23h28

O Palmeiras mais uma vez não jogou bem e apenas empatou com o desfalcado Goiás em 1 a 1, hoje (15), no Allianz Parque. Gustavo Gómez e Rafael Vaz marcaram os gols no confronto da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, torneio em que as duas equipes ainda não conseguiram uma vitória.

Os times não atuaram na rodada de abertura, por diferentes motivos: o Palmeiras pela final do Campeonato Paulista, e o Goiás pelo surto de casos positivos para a covid-19 em seu elenco - eram 15 desfalques no Allianz Parque por conta da doença. O Verdão agora tem apenas dois pontos em dois jogos, enquanto o Esmeraldino somou o primeiro ponto com este 1 a 1.

O Palmeiras agora volta a jogar na quarta (19), quando vai visitar o Athletico, às 19h30, na Arena da Baixada. O Goiás recebe o Fortaleza, também na quarta, às 20h30.

O melhor: Gustavo Gómez evita o pior

Após correr o risco de virar o vilão ao cometer pênalti no último lance da final do Paulista, Gustavo Gómez foi poupado contra o Fluminense e voltou à equipe nesta noite. Ele fez o gol que acabou evitando um resultado ainda pior para o Verdão no Allianz Parque. Luan, seu parceiro de zaga, também fez bom jogo, inclusive criando uma grande jogada do segundo tempo, desperdiçada por Luiz Adriano.

O pior: Willian em baixa

Ainda que seja o artilheiro do Palmeiras na temporada junto de Luiz Adriano com oito gols, Willian tem tido muita dificuldade desde que o futebol foi retomado, em julho. Ele não marca desde março, e jogou mal contra o Goiás, criando pouquíssimo perigo e sem se entender na troca de posições com o camisa 10. Acabou substituído no segundo tempo.

Sem criatividade, bola parada abre caminho

Vanderlei Luxemburgo escalou o Palmeiras mais uma vez sem um armador, com Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires. Ainda que esta escalação tenha se mostrado promissora no início do mata-mata no Paulista, tem gerado cada vez mais problemas por falta de criatividade. Foi assim mais uma vez hoje. Luiz Adriano saiu da área frequentemente para ajudar na organização de jogadas. Mas foi a bola parada que resolveu: em escanteio bem batido por Gabriel Menino, Gustavo Gómez abriu o placar.

Desfalcado, Goiás empata em lance discutível

O Esmeraldino não tinha 15 jogadores por diagnóstico de covid-19 - parte deles por estarem com a doença, e outra por ter de fazer a quarentena. Entre eles, nomes como do goleiro Tadeu e do centroavante Rafael Moura. Mesmo remendado, o time de Ney Franco dificultou a saída de bola palmeirense no início da partida e contou com a malandragem de Victor Andrade para empatar ainda na primeira etapa. O atacante tocou na perna de Patrick de Paula, caiu e o árbitro Paulo Roberto Alves Junior apontou falta - o VAR não pode mudar a marcação em lances assim. Rafael Vaz bateu por baixo da barreira e igualou o placar no Allianz Parque, no primeiro tempo em que mesmo com menos posse de bola, o Goiás criou mais chances.

Só uma finalização no gol do Goiás no segundo tempo inteiro

O Palmeiras ficou com praticamente 70% da posse de bola no segundo tempo, mas só acertou uma bola na meta do goleiro Marcelo Rangel - a cabeçada de Rony, já nos acréscimo. As outras oito jogadas criadas na etapa final foram todas para fora. Entre os reservas, Wesley foi quem mais buscou uma jogada diferente, mas foi pouco. O Goiás, mais preocupado em manter o empate mesmo cheio de desfalques, soube se segurar bem para conseguir um ponto valioso.

Palmeiras ainda zerado na Série A

Este foi o oitavo jogo do Palmeiras contra times de Série A, e o oitavo que não conseguiu vencer. No Campeonato Paulista, o time foi campeão, mas contra os times da primeira divisão conseguiu apenas quatro empates (dois contra o Corinthians na decisão, um contra o Santos e outro contra o São Paulo), além de duas derrotas (para Red Bull Bragantino e Corinthians, ambas na primeira fase). Pelo Brasileirão, agora são dois empates.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 1 GOIÁS

Data: 15/08/2020 (Sábado)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Cartões amarelos: Lucas Lima (PAL); Juan Pintado, Luiz Gustavo e Daniel Bessa (GOI)
Cartões vermelhos:

Gols: Gustavo Gómez, aos 18 minutos do primeiro tempo (1-0); Rafael Vaz, aos 37 minutos do primeiro tempo (1-1)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña (Diogo Barbosa); Gabriel Menino (Bruno Henrique), Patrick de Paula e Ramires (Lucas Lima); Zé Rafael (Wesley), Willian (Rony) e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

GOIÁS: Marcelo Rangel; Juan Pintado (Rodrigues), Fabio Sanches, Rafael Vaz e Heron; Breno, Luiz Gustavo e Daniel Bessa; Marcinho (Zeca), Douglas Baggio e Victor Andrade (Daniel Oliveira). Técnico: Ney Franco