Topo

Brasileirão - 2020

Por que Léo Cittadini deixou Santos de graça e agora brilha no Athletico-PR

Cittadini comemora gol marcado contra o Coritiba  - Athletico/Site Oficial
Cittadini comemora gol marcado contra o Coritiba Imagem: Athletico/Site Oficial

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

16/08/2020 04h00

O meia Léo Cittadini trocou o Santos pelo Athletico-PR no fim de 2018. O atleta não acertou sua renovação contratual com o Peixe e chegou sem custos ao clube do Paraná, onde se tornou peça importante da equipe campeã da Copa do Brasil de 2019 sob comando de Tiago Nunes, hoje no Corinthians.

Cittadini foi revelado pelo Guarani e chegou ao Santos ainda nas categorias de base. Ele foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Jr em 2013 com o Peixe e subiu ao profissional no mesmo ano. Camisa 10 na Copinha, o meia era cercado de expectativa, mas não conseguiu deslanchar.

O atleta foi bastante atrapalhado por lesões em sua passagem pela Vila Belmiro. Entre 2013 e 2018, Cittadini teve apenas duas sequências um pouco maiores como titular da equipe, sendo que na melhor delas, quando estava em alta, perdeu tempo com uma lesão.

As duas maiores sequências ocorreram em 2016, quando atuou como titular em seis jogos seguidos sob comando de seu atual técnico Dorival Jr, e em 2018, quando ficou fora por causa da lesão após cinco jogos seguidos e elogios de Jair Ventura.

Cittadini era um dos alvos preferidos da torcida do Santos. O jovem meia que subiu cercado de expectativa não teve impacto imediato no profissional e o torcedor não se furtava em cobrá-lo das arquibancadas. No fim, o jogador já não se sentia "querido" no clube, o que atrapalhou seu processo de renovação contratual e findou sua passagem pelo Peixe.

No Athletico-PR, Cittadini teve uma sequência de dez jogos como titular de Tiago Nunes logo no primeiro ano, iniciando na semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio, passando pelo gol que abriu caminho para o título do torneio contra o Internacional dentro do Beira-Rio, e seguindo com mais três bolas na rede pelo Brasileirão.

No total, foram 33 jogos em seu primeiro ano no clube paranaense e seis gols marcados, ambas melhores marcas da carreira do jogador de 26 anos. O meia soma 12 jogos e três gols nesta temporada e é frequentemente elogiado no clube paranaense.

FICHA TÉCNICA
Santos x Athletico-PR

Data: 16/08/2020
Horário: 19h45 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos-SP
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

SANTOS: Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Madson); Alison, Diego Pituca (Jobson) e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

ATHLETICO: Santos; Khellven, Thiago Heleno, Lucas Halter (Aguilar) e Abner; Wellington, Richard (Cittadini) e Marquinhos Gabriel; Geuvânio (Nikão), Vitinho e Mingotti (Carlos Eduardo). Técnico: Lucas Silvestre