Topo

Brasileirão - 2020

Diego Souza perde pênalti, e Grêmio e Corinthians empatam sem gols

Do UOL, em São Paulo

15/08/2020 20h56

Grêmio e Corinthians ficaram no zero na noite de hoje (15). Em confronto pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, as equipes empataram sem gols na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

O jogo foi marcado por superioridade do time gaúcho, mas pouco brilho. O Tricolor teve a sua melhor chance na metade da segunda etapa, quando Diego Souza desperdiçou cobrança de pênalti após participação do árbitro de vídeo.

Com o resultado, o Grêmio chega a cinco pontos, na quarta colocação. Já o Corinthians somou o primeiro ponto em dois jogos e ocupa o 15º lugar.

As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira (19). O Grêmio visita o Flamengo no Maracanã, enquanto o Corinthians recebe o Coritiba em Itaquera.

Sem brilho, Luan reencontra o Grêmio

Luan contra o Grêmio - Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians - Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Imagem: Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A noite foi de reencontro para Luan. Pela primeira vez, o meia-atacante enfrentou o Grêmio -- clube pelo qual se destacou nas conquistas da Copa do Brasil (2016) e Libertadores (2017). Mas a atuação do camisa 7 do Corinthians foi apagada. Na antiga casa, ele teve desempenho discreto, que em nada lembrou o seu auge em Porto Alegre.

Após chegar ao Corinthians com status de estrela, o jogador ainda busca retomar o futebol que o consagrou como Rei da América em 2017. Neste ano, foram apenas três gols em 19 jogos.

Grêmio domina primeiro tempo 'morno'

Os 45 minutos iniciais foram de pouca emoção na Arena do Grêmio. O time gaúcho teve controle do jogo na primeira etapa, é verdade, mas não conseguiu chegar efetivamente ao gol adversário. A melhor chance aconteceu aos 24 minutos, quando Pepê cabeceou e Cássio se esticou para fazer grande defesa. Perto dos acréscimos, Alisson finalizou da entrada da área e Cássio quase deixou a bola escapar entre as pernas.

Diego Souza perde pênalti após VAR

Diego Souza desperdiçou a melhor chance de marcar nesta noite. Em mais um duelo particular contra Cássio, o atacante cobrou uma penalidade para fora aos 32 minutos do segundo tempo. O pênalti havia sido marcado após atuação do árbitro de vídeo, que indicou a infração depois que Michel derrubou justamente Diego Souza dentro da área.

Antes disso, o Grêmio já tinha chegado perto do gol na segunda etapa quando Jean Pyerre acertou o travessão em uma finalização de longe. Pepê, em chute da entrada da área, também levou perigo.

De cabeça quente, Tiago Nunes é expulso

Logo após a marcação do pênalti para o Grêmio, Tiago Nunes esbravejou contra a arbitragem e acabou sendo expulso de campo. O treinador reclamou muito da decisão da arbitragem, que sinalou a penalidade com auxílio do vídeo.

Mas antes disso, Tiago Nunes já vinha mostrando insatisfação com a arbitragem. No primeiro tempo, ele reclamou muito depois de uma disputa e chegou a ter os gritos flagrados pela transmissão da partida.

10 anos da 1ª vitória de Renato

Há uma década, Renato Gaúcho conseguia a sua primeira vitória como treinador do Grêmio. O ídolo assumiu a equipe para a primeira de suas três passagens até agora e venceu o Goiás por 2 a 0 em 15 de agosto de 2010, pelo Campeonato Brasileiro. Esse foi o segundo jogo do Grêmio sob o comando de Renato — curiosamente, ele perdeu na estreia justamente para o Goiás, em confronto pela Copa Sul-Americana, também por 2 a 0.

De lá para cá, Renato deixou o clube duas vezes até retornar em 2016 e dar início a uma série de conquistas, entre elas a Libertadores de 2017.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 CORINTHIANS

Data: 15/08/2020 (Sábado)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo
Auxiliares: Michael Correia e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Cartões amarelos: Gabriel, Gil, Léo Natel (COR); Kannemann, Matheus Henrique (GRE);
Cartões vermelhos: Tiago Nunes [técnico] (COR)

GRÊMIO
Vanderlei; Orejuela, Kannemann, Geromel e Cortez; Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre (Isaque) e Pepê; Diego Souza (Thaciano).
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS
Cássio; Michel, Gil, Danilo Avelar e Sidcley; Gabriel (Camacho), Cantillo (Léo Natel), Ramiro (Ruan), Luan (Éderson) e Mateus Vital (Araos); Jô.
Técnico: Tiago Nunes