Topo

Cruzeiro

Cruzeiro confirma contratação de Abel Braga para substituir Rogério Ceni

Após menos de dois meses com Rogério Ceni, Abel Braga chega ao Cruzeiro para ser o terceiro técnico do ano - Thiago Ribeiro/AGIF
Após menos de dois meses com Rogério Ceni, Abel Braga chega ao Cruzeiro para ser o terceiro técnico do ano Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/09/2019 16h08

Um dia depois de demitir Rogério Ceni, o Cruzeiro já está de técnico novo. O clube mineiro oficializou a contratação de Abel Braga, que estava desempregado desde o final de maio, quando pediu anunciou que deixaria o Flamengo. A contratação foi confirmada por Itair Machado, vice-presidente do clube mineiro, em entrevista na Toca da Raposa.

Abel desembarca em Belo Horizonte amanhã (28) para comandar o primeiro treinamento na Toca da Raposa. O técnico irá assinar um contrato até dezembro de 2020, quanto termina o mandato da atual gestão de Wagner Pires de Sá.

"Contrato até o final do ano que vem. Não tem multa, ele faz questão de não ter multa. Até 31 de dezembro do ano que vem ele será nosso treinador. O bom de ter um treinador experiente é que você pode batalhar para melhorar na tabela e planejar para o ano que vem ao mesmo tempo", disse Itair Machado.

Abel Braga - Divulgação/Cruzeiro - Divulgação/Cruzeiro
Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Antes de Abel Braga, o Cruzeiro também procurou para saber a situação de Dorival Júnior e Felipão. O primeiro descartou a possibilidade de ir para qualquer clube no momento porque está cuidando da saúde e deverá ser submetido a uma cirurgia no início de outubro. Quanto a Scolari, ele tem planos de voltar a trabalhar no exterior, e a tendência é que vá para a China, onde morou de 2015 a 2017.

"Tivemos uma negociação até rápida. A gente fica feliz, porque outros treinadores, como o Felipão, têm um relacionamento muito bom com o Cruzeiro. O Cruzeiro não ganhou não de nenhum treinador. A gente tem cuidado de abrir conversa só se houver o interesse. No caso do Felipão, ele vai para fora do país neste momento e não estará no Brasil até dezembro. Não foi possível", disse o vice-presidente.

Abel Braga será o terceiro técnico do Cruzeiro na temporada e terá a missão de afastar a equipe da ameaça do rebaixamento. Neste início de returno, a Raposa é a primeira na zona da degola, com apenas 19 pontos nas primeiras 21 rodadas.

Abaixo, outros trechos da entrevista concedida por Itair Machado:

Contratação de nome experiente: a gente sempre acreditou que o Abel Braga um dia dirigira o Cruzeiro. É um treinador experiente, é o que estamos precisando no momento, um treinador que possa somar com a nossa gestão do dia a dia. Espero que possamos ter momentos felizes com ele e sair da parte de baixo da tabela.

Consulta aos jogadores?: acredito que o Abel não precisa ser consultado por ninguém, todo clube quer o Abel. Dois clubes procuraram o Abel de ontem para hoje. E aproveitando a brincadeira, como eles (jogadores) deram o pitaco errado (na contratação de Rogério Ceni), não vou pedir o pitaco de novo. Não desmerecendo o Rogério, mas o que aconteceu aqui foi um casamento que deu errado. Desejo muitas felicidades para ele, mas infelizmente em termos de resultado, que é o que interessa mais, não teve. Eu já tinha definido que ia tirar o Rogério. Mas esperamos, reunimos e executamos um novo projeto.

Casamento que deu errado: É um treinador que o Cruzeiro queria. Um perfil jovem, com treinos diferentes, que é o que atraiu todo mundo, mas infelizmente na vida é assim. Foi igual um casamento que deu errado, e a gente não quer dar detalhes, por respeito. São coisas internas do clube. Deu errado, até em termos de resultado mesmo. Se pegar oito jogos, os resultados não foram bons, principalmente o segundo tempo das partidas, e a gente quis mudar, porque o Cruzeiro não pode esperar. A gente teve quatro derrotas seguidas, e isso vai atrapalhando o ambiente, seja qual for o treinador.

Respaldo a Rogério Ceni: Você não dá respaldo em relação, você constrói, é igual amor. Você tem que construir a relação. E a relação, pelas entrevistas, vocês viram que não estava boas. E eu tenho que olhar o lado do Cruzeiro. Mas o Cruzeiro não vai externar os bastidores. O erro foi esse, jogadores e o treinador externaram. Isso tem que resolver dentro do vestiário e dentro do clube. O que os jornalistas mais querem é notícia. Não vim aqui para externar. Da minha parte, garanto que fui fiel ao treinador, mas antes de tudo eu fui fiel ao Cruzeiro. Não olho treinador nem jogador.

Polêmicas entre jogadores e Ceni: Eu não acho errado grupo de jogador opinar em nada no clube, mas sobre a cobrança de jogador, podem ter certeza, que quando o Cruzeiro teve a entrevista do Thiago Neves, que envolveu o Edilson, eu propus ao Ceni afastar os dois (Thiago e Edilson). Você quer mais respaldo que isso? Ele disse que não queria afastar. Então eu disse para passarmos um pano em cima disso. Da minha parte sempre houve o respaldo. E acabei de fazer a cobrança aos jogadores. Falei com os jogadores que é inaceitável o clube passar por isso. Fiquei um tempo sem ir nos vestiários, mas agora estou fazendo isso.

Cruzeiro