Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conmebol voltará a receber cartolas no sorteio dos grupos da Libertadores

Sorteio das fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana em dezembro contou apenas com pessoal da Conmebol - NORBERTO DUARTE/AFP
Sorteio das fases preliminares da Libertadores e da Sul-Americana em dezembro contou apenas com pessoal da Conmebol Imagem: NORBERTO DUARTE/AFP

Colunista do UOL

21/02/2023 10h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sorteio das fases de grupos da Libertadores e da Sul-Americana será em 22 de março e terá o retorno da presença de dirigentes dos clubes, algo que foi impedido nos últimos anos por causa da pandemia de covid-19. O evento ocorrerá na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.

A última vez em que dirigentes estiveram no prédio da confederação sul-americana participando do sorteio foi em dezembro de 2019, para a edição 2020. A pandemia foi declarada em março de 2020 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que limitou eventos públicos e atrasou o calendários das competições, principalmente em 2020 e 2021.

A participação da cartolagem muda o ritmo de um evento desse porte pelas reuniões que ocorrem na véspera e no dia do sorteio. Pedidos são feitos à direção da Conmebol, mas também há intensa movimentação entre os dirigentes de clubes.

Há alguns anos, por exemplo, foi durante um encontro na sede da entidade que alguns clubes iniciaram um processo de rebelião contra a confederação sul-americana, que teve até Diego Maradona e Romário como personagens em reunião na sede do Corinthians, em São Paulo, em setembro de 2013.

O movimento de criação de uma Liga Sul-Americana, que tinha os direitos comerciais e de transmissão dos eventos no continente como pano de fundo, não avançou, mas os valores pagos pela Conmebol de cota aos clubes aumentaram consideravelmente.

Seis clubes brasileiros estão classificados diretamente à fase de grupos da Libertadores e terão cartolas em Luque em março: Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Inter e Athletico-PR. O Atlético-MG e o Fortaleza estão na etapa preliminar, chamada no Brasil de "pré" Libertadores, e podem se juntar aos demais. Os mineiros encaram na segunda fase o Carabobo, na Venezuela, e os cearenses o Deportivo Maldonado, do Uruguai, com os confrontos começando nesta semana.

Na Sul-Americana, São Paulo, Santos, Botafogo, Goiás, América-MG e Bragantino entram diretamente nos grupos. Os dois torneios terão essa fase com início em abril.