Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sauditas se oferecem para ter Mundial com 32 clubes, mas EUA são favoritos

Colunista do UOL

15/02/2023 15h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A federação saudita de futebol tem acordo com a Fifa para ser sede do Mundial de Clubes também em dezembro de 2024. Nesta terça-feira (14), a federação internacional anunciou que a Arábia Saudita receberá a edição 2023, entre 12 e 22 de dezembro, mantendo o formato com sete participantes — a coluna havia antecipado na semana passada que o país do Oriente Médio era o favorito a ser o próximo anfitrião da competição.

Mas os sauditas querem mais: eles comunicaram à direção da Fifa que gostariam de receber também o Mundial no novo formato com 32 clubes, que tem previsão de estrear entre junho e julho de 2025.

A Fifa pretende, entretanto, aguardar os acordos comerciais que fechará para definir uma sede — é possível que algum patrocinador pague caro e solicite que o país anfitrião seja o de seu agrado.

A depender do que for negociado, a probabilidade maior é que o Mundial de Clubes turbinado ocorra nos EUA, com possibilidade também de algumas partidas no México e no Canadá, com base nos times classificados. Os três países receberão a Copa do Mundo de seleções em 2026, e o Mundial serviria como evento-teste para alguns estádios e cidades.

A federação saudita é, hoje, a principal aliada do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Foram eles, por exemplo, que no Congresso de 2021 protocolaram o pedido de estudo de viabilidade da mudança de periodicidade da Copa do Mundo de quatro anos para dois anos, o que agradava Infantino. A ideia não avançou e foi engavetada (por enquanto).

O desejo saudita é receber uma Copa de seleções e a edição de 2030 era o alvo, mas o fato de o Qatar, também no Oriente Médio, ter sido sede em 2022 enfraquece essa possibilidade apenas oito anos depois. Por isso o Mundial de Clubes aparece como um prêmio de consolação e, se tiver uma organização decente, pode colocar de pé o sonho saudita em receber o torneio de 2025.

Os sauditas foram os principais patrocinadores do Mundial de Clubes de 2022, realizado agora em fevereiro de 2023, no Marrocos — o adiamento ocorreu por causa da Copa do Qatar, organizada no fim do ano passado. O governo da Arábia Saudita, que é criticado por órgão mundiais de defesa dos direitos humanos pela maneira como trata mulheres e opositores, usou o Mundial para fazer uma campanha para atrair turistas.

O Mundial de Clubes com 32 concorrentes previsto para 2025 terá 12 representantes da Europa, seis da América do Sul, quatro da Ásia, África e Américas do Norte e Central (cada), um da Oceania e um do país-sede. Os critérios de classificação ainda serão definidos pelas confederações.