Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa feminina não repete masculina e terá limite de 23 jogadoras convocadas

Jogadoras da seleção feminina comemoram vitória contra o Canadá em amistoso na Neo Química Arena em novembro de 2022 -  WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadoras da seleção feminina comemoram vitória contra o Canadá em amistoso na Neo Química Arena em novembro de 2022 Imagem: WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

13/02/2023 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa definiu o limite de 23 jogadoras inscritas para a Copa do Mundo feminina que será realizada entre 20 de julho e 20 de agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. Havia expectativa de que a entidade mantivesse para outros torneios o aumento a 26 convocados depois da exceção aplicada na Copa masculina do Qatar, disputada entre novembro e dezembro de 2022.

O número foi oficializado no regulamento da fase final da Copa feminina, aprovado pelo Conselho da entidade em dezembro, em Doha. O limite de 23 atletas inscritas já havia sido mantida para a repescagem mundial que será realizada a partir do próximo final de semana, na Nova Zelândia, em que dez seleções disputarão as três últimas vagas na competição.

O número de 23 inscritos já havia sido mantido nos recentes Mundiais de Clubes, mesmo nos realizados durante a pandemia de covid-19. A avaliação da cúpula da Fifa é que 23 continua sendo o ideal para a participação em torneios de curto período para tentar equilibrar forças — seleções mais fortes se beneficiariam de maior possibilidade de convocados. Nos torneios de base, como o Mundial sub-20 da Indonésia que será entre maio e junho deste ano, está mantido o máximo de 21.

Há, entretanto, uma alteração de aumento do número de inscrições que a Fifa vai manter em seus torneios de seleções, inclusive para a Copa do Mundo feminina: as pré-listas, que eram de no máximo 35 jogadores, vão ser fixadas em até 55, como ocorreu na Copa do Mundo do Qatar.

A seleção brasileira está no Grupo F da Copa do Mundo feminina, com França, Jamaica e o vencedor do Grupo C da repescagem mundial, que tem Taiwan, Papua Nova-Guiné, Paraguai e Panamá.

Calendário
A quantidade de jogadores que podem ser convocados para um torneio da Fifa é definida no regulamento específico de cada competição -- no caso da Copa masculina do Qatar foram 26, após alteração no limite.

O aumento de convocados teve o calendário como explicação. A realização da Copa entre novembro e dezembro (para minimizar o calor do Oriente Médio), e não nos tradicionais meses de junho e julho, fez com que a temporada de clubes estivesse em andamento na maioria dos países, incluindo a elite europeia que cedeu mais jogadores à Copa.

A liberação dos atletas só correu em 14 de novembro, seis dias antes da abertura. Normalmente isso ocorre três semanas antes, incluído período de descanso a esses profissionais de sete dias. Havia, portanto, preocupação com lesões. A Copa também durou menos dias, 29 em vez de 32, com menor tempo de descanso entre as partidas.

Normalmente essa liberação ocorre três semanas antes, incluído período de descanso a esses profissionais de sete dias. Há portanto preocupação com lesões. A Copa também vai durar menos dias, 29 em vez de 32, com menos tempo de descanso entre as partidas.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/marcel-rizzo/2022/11/01/fifa-copa-do-mundo-feminina-numero-convocados-selecao-brasileira.htm?cmpid=copiaecol