Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeões da Libertadores e da Sul-Americana jogarão novo torneio em 2024

Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Athletico na final da Libertadores de 2022, disputada no Equador -  Hector Vivas/Getty Images
Jogadores do Flamengo comemoram gol contra o Athletico na final da Libertadores de 2022, disputada no Equador Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Colunista do UOL

30/01/2023 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ideia da direção da Conmebol é que os campeões da Libertadores e da Sul-Americana sejam indicados ao novo torneio de clubes que a confederação sul-americana organizará junto com a Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe). Na semana passada foi anunciada a criação da competição, com dois participantes de cada entidade, mas sem informar quais os critérios de classificação.

A coluna apurou que, a princípio, a cartolagem não vai inventar planos mirabolantes de indicação. A Conmebol enviará os campeões vigentes das Copas Libertadores e Sul-Americana e a Concacaf os atuais finalistas de sua Liga dos Campeões. Se uma edição sair do papel em 2024, os ganhadores da Libertadores e a Sul-Americana em 2023 serão os indicados.

O período do ano a se jogar é uma incógnita. A Conmebol gosta de janeiro, mas a Concacaf prefere o meio do ano. A reportagem apurou que em 2024 o "Final Four", como está sendo chamado o torneio, poderia ser realizado nos EUA em junho, pouco antes da Copa América de seleções, que será no país e terá 16 participantes, dez da América do Sul e seis da Concacaf.

O formato será simples: uma semifinal com confrontos entre clubes de diferentes confederações, com os vencedores fazendo a final e os perdedores jogando terceiro e quarto. Sempre ocorrerá em uma sede fixa, cada ano em um continente, e a ideia é ocupar no máximo de cinco a seis dias para travar o menos possível o calendário dos participantes.